O melhor do fim do ano

por Redação

Quando um ano chega ao fim sempre dedicamos um tempo para repensar o que aconteceu, nos momentos bons e ruins, nas lições e nas realizações, enfim, é uma época para refletir. Em 2012, o mundo do vinho no Brasil celebra um ano que termina muito mais feliz do que começou.

Logo nos primeiros meses, toda a expectativa de crescimento foi abalada pelo receio da "famigerada" salvaguarda, que espantou o mundo todo e afastou investimentos que seriam dedicados ao crescimento da cultura do vinho no país. Ainda assim, o Brasil foi palco de eventos inéditos portentosos - como, por exemplo, o lançamento da safra 2009 de Bordeaux com a presença da maioria dos produtores da Union des Grands Crus pela primeira vez reunida no país - e foi capaz de repetir outros já tradicionais, como a própria Expovinis e outras tantas feiras de importadores famosos e comissões vitivinícolas de países e regiões mundo afora.

Felizmente, antes de o ano terminar, um sensato acordo entre importadores, produtores nacionais e supermercadistas foi firmado para que o mercado floresça como um todo, continuando o crescimento da produção nacional, mas sem tolher o poder de escolha do consumidor.

E para celebrar a diversidade, que é uma das grandes riquezas do vinho, ADEGA resolveu explorar lugares pouco comentados e provar alguns vinhos que não chegam ao Brasil (ainda). Elegemos 10 países (Inglaterra, China, México, Croácia, Eslovênia, Líbano, Israel, Áustria, Índia e Canadá) que não estão no mainstream para mostrar o quão amplo é o mundo do vinho. Na mesma toada, seguimos para a Sicília, em uma viagem especial, para contar os segredos da ilha e degustar seus vinhos singulares. E já que tratamos de novidades, Patricio Tapia dá uma prévia do que os mercados argentino e chileno devem apresentar nos próximos anos.

Voltando às tradições, trazemos uma entrevista com Mario Cordero, da piemontesa Vietti, pioneira quando o tema é Barolo de vinhedos únicos. E, para finalizar, uma seleção especial de espumantes, desta vez com enfoque nos melhores feitos pelo método tradicional, conhecido também como champenoise, porém fora da sua terra natal, Champagne.

Entre várias razões para comemorar 2012, ADEGA tem o orgulho de ostentar o reconhecimento de "mais importante publicação de vinhos no Brasil" pela Meininger's International, bem como ter dois membros de nossa equipe entre os 10 mais importantes "wine critics" do país. Por isso e por muitos outros bons motivos queremos agradecer a você, leitor, e reafirmar nosso compromisso de continuar fazendo a melhor revista de vinhos para você.

Boas Festas e Feliz 2013

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas