O ouro líquido de Baco

por Redação

Estamos em plena temporada de vinho no Brasil. Os saca-rolhas funcionam a todo vapor, como sondas de perfuração de poços de petróleo. O vértice de cada esquina verte o néctar de Baco, aos jorros, como nas torres do ouro negro.

E enquanto chove vinho e você o degusta, nós de ADEGA levamos notícia, cultura, serviço, educação, informação atualizada, opinião balizada e equilibrada. Oferecemos leitura às vezes leve e didática, às vezes questionadora, às vezes aprofundada, sempre agradável. Somos referência em degustação e um fórum de discussão da comunidade do vinho. Abrangemos tudo então? Não. Não comercializamos vinhos e não assessoramos de nenhuma forma quem comercializa vinho.

Este mês o blend de ADEGA mostra complexidade e boa intensidade! É composto por vinhos clássicos como o Amarone, noções didáticas sobre taças e colheita, uma visita a um ícone paulistano da culinária italiana, o Vechio Torino, em “Enogourmet” e um passeio pelas regiões vinícolas brasileiras em “A nova geografia do vinho no Brasil”. A notícia está em “Acontece” e em “Imprensa Internacional”; a análise e a reflexão se fazem presentes em “O Terroir e a Identidade Cultural”; nossos “outros prazeres“ pedem chá, e na matéria de capa abordamos um tema muito maltratado pela mídia: “harmonização”, buscando esclarecer sobre como combinar vinhos e alimentos de maneira acessível, sem cair na banalidade. Mas a seção que nos tem dado mais orgulho é “Cave”, onde testamos os novos vinhos do mercado e sobre a qual, com muita alegria, recebemos e-mails de leitores elogiando nosso ponto de honra, as avaliações de vinho.

Boa leitura e boa degustação!
Marcelo Copell

Carta do Publisher

Prezados Leitores,

Gostaria de comunicar que nosso quadro conta agora com a presença do jornalista Fábio Farah. Ele assume, a partir desta edição, a função de Editor da revista ADEGA.

Sua adesão representa o fortalecimento de nosso time com profissionais independentes, cultos, participativos, sintonizados com nosso mercado, pois ele, além de ser um jornalista de mão cheia, tem conhecimento profundo de gastronomia.

Fábio Farah é pós-graduado em Jornalismo Político e Internacional pela PUC-SP. Foi colunista do jornal A Primeira Página, em São Carlos, e, durante quatro anos, atuou como repórter na IstoÉ Gente, na qual assinava a seção de Gastronomia e Vinhos. No ano passado, estreou na literatura infantojuvenil com o livro “O Enigma das Estrelas”. Além disso, estudou Língua e Civilização Francesa em Poitiers (França), onde residiu por quase um ano.

Este mês ele conversou com Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, e extraiu dele opiniões polêmicas sobre o mundo do vinho. Também estreou a seção de crítica gastronômica com o premiado chef Alex Atala (D.O.M.), único brasileiro a figurar na lista dos 50 melhores do mundo da revista britânica Restaurant.

Bem vindo, Fábio, e mãos à obra. Christian Burgos

palavras chave

Notícias relacionadas