O preço da liberdade

Ter um jatinho particular já não é um sonho distante. Há modelos nacionais com o interior desenvolvido pela BMW ao custo de US$ 3,05 milhões

por Alexandre Saconi

fotos: Embraer/divulgação e Piti RealiTempo é dinheiro. Nunca o ditado teve tanta relevância como nos dias de hoje, sobretudo no mundo dos negócios. A aviação comercial atende em grande parte esta demanda. Entretanto, os táxis-aéreos já não dão conta dessa necessidade e muitos executivos preferem otimizar o tempo com jatinhos particulares. E, além de utilizá-los nos negócios, aproveitam para passear com a família nos finais de semana, fugindo do tumulto nos aeroportos.

Atendendo a esta demanda crescente, empresas mundiais de aviação buscaram novas formas de desenvolver jatinhos de pequeno porte, denominados Very Light e Light. São aeronaves com baixa capacidade, mas muita desenvoltura.

A brasileira Embraer despontou nesta categoria com os modelos Phenom 100 e Phenom 300. Elas levam poucos passageiros, entre cinco e onze, e podem ser pilotadas pelo próprio dono.

Com o brevê nas mãos, quem quiser pode pilotar aeronaves deste porte. Estes dois modelos possibilitam pouso e decolagem sem nenhuma complicação, já que são programados por computador. Assim, é necessário apenas que o piloto supervisione e opere levemente os instrumentos, cabendo o serviço pesado ao sistema central de pilotagem.

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Detalhes internos dos jatos: tecnologia brasileira com grife BMW

Conforto e estilo são elementos marcantes destes jatos. O espaço interno é planejado pela equipe da empresa automotiva BMW. O ambiente passa uma sensação agradável, com uma decoração suave e tranqüilizadora. As janelas são mais amplas que os demais modelos da categoria. O Phenom 100 tem espaço para até quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration), mais piloto, co-piloto e lugar reserva. Já o modelo 300 comporta até nove ocupantes, transportados com conforto.

Uma copa foi planejada para ambos os aviões. Ela pode ser substituída por um armário espaçoso. Um lavabo privativo também está inserido na configuração padrão. Durante os vôos mais longos, estes itens permitem a descontração do ambiente. As poltronas são estofadas em couro original e o compartimento de bagagem tem espaço suficiente para acomodar malas, equipamentos de golfe e esqui.

As distâncias percorridas por estes aviões são impressionantes. O Phenom 100 é capaz de atingir distâncias de até 2.445 km. Isto significa que ir de São Paulo a Buenos Aires, Caracas a Manaus ou Nova York a Miami, pode ser feito sem a necessidade de paradas ou reabastecimentos. Já o Phenom 300 é capaz de voar até 3.334km. Neste caso, seria possível voar de Lisboa a Roma ou de Caracas a Jacksonville, na Flórida, EUA, sem escalas. Apesar da sofisticação e do luxo, o maior diferencial deste jatinhos da Embraer é o valor. O Phenom 100 custará aproximadamente US$ 3,05 milhões, após a certificação da FAA, e com a configuração básica. Já o Phenom 300 poderá ser adquirido por cerca de US$ 6,65 milhões, sem os opcionais.

Este é o preço da liberdade. Imaginese almoçando em Lisboa, bebendo um excelente vinho do Douro. De lá, você pode viajar a Roma, degustar um dos excelentes pratos italianos, acompanhado de um belo Brunello. Em seguida, voar até Madrid, onde você poderá jantar saborosos frutos do mar harmonizados com vinhos de Rioja. Para encerrar o dia, vá até Paris e saboreie um champagne na Cidade Luz. E não se preocupe em abastecer no meio da jornada enogastronômica. Basta sair com o tanque cheio. Tin Tin.

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