De congelar os lábios

Você conhece os 'vinhos de gelo'?

O 'ice wine' é uma bebida que necessita de 10ºC negativos para uma colheita perfeita, realizada à noite

por Redação

Este vinho possui origem alemã. No século XVIII, um viticultor viajou para longe a negócios e, quando voltou para casa, as uvas de suas videiras já estavam congeladas e maduras. Mesmo assim, o produtor as colheu e criou o primeiro ‘ice wine’. Até a década de 1960, o ‘ice wine’ (ou Eiswein, em alemão) foi mantido em segredo até que sua ‘’receita’’ fosse espalhada por toda a Europa.

Produção

Com seu método de produção único, o ‘vinho de gelo’ é feito em países de temperatura baixa e comumente suas vinhas são compostas pelas castas Riesling, Carbenet Franc, Pinot Noir, Syrah e Vidal. O ‘ice-wine’ é considerado uma bebida difícil de conceber, pois, se a nevasca for baixa, as frutas podem apodrecer e, se for muito rígida, as uvas não gerarão nenhum suco. No Canadá, o maior produtor do mundo, as condições de crescimento e produção do 'vinho gelado' são rigorosamente protegidas pela Vintners Quality Alliance (VQA), um programa reconhecido internacionalmente que define os padrões e a certificação dos vinhos.

Uma vinícola canadense abriu suas portas e registrou uma colheita de 'ice wine'. (Coloque lengedas em português).

Em uma safra habitual, as uvas são colhidas em um clima estável, variando entre - 8ºC e -10°C. A colheita deve ser realizada à noite, horário propício para uma temperatura estável que não comprometa a integridade produtora das frutas. Após a primeira etapa, as uvas são prensadas. Neste momento, elas estão muito duras e ao serem esmagadas liberam todo o gelo, que não se mistura com o sumo, deixando um suco superconcentrado. O mosto não pode ser refrigerado artificialmente, somente no processo de fermentação no tanque, que demora de três a quatro meses. O ‘ice wine’ só pode possuir açúcar residual e seu álcool deve ser resultado do açúcar natural das uvas. A bebida é produzida no Canadá, na Alemanha, na Áustria e na Suíça devido às exigências climáticas do vinho. 

palavras chave

Notícias relacionadas