O álcool faz com que o nosso estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis patógenos
por Redação
Às vezes, quando se viaja para lugares em que as condições sanitárias são mais baixas do que o organismo está acostumado, não é raro sofrer com intoxicações alimentares causadas por bactérias. Dependendo da gravidade da infecção, isso pode arruinar as férias.
No entanto, o cientista inglês Richard Conroy afirma que uma das melhores formas de evitar algum tipo de contaminação por alimentos durante as viagens de férias é tomar algumas taças de vinho durante as refeições. Segundo ele, a acidez e o álcool fazem com que o nosso estômago consiga eliminar mais facilmente os possíveis patógenos presentes na comida.
Outro cientista, Randy Worobo, atesta, todavia, que não é tão simples assim destruir os patógenos. Para ele, a pessoa precisa consumir o vinho enquanto estiver consumindo os possíveis patógenos ou pouco depois. A quantidade de álcool também faz diferença. “Quanto maior o percentual de álcool, mais você inativará os patógenos dos alimentos. Então um vinho com 14% de volume de álcool será mais efetivo do que uma cerveja”, diz.
+lidas
Lista: os melhores vinhos da Espanha acima de 90 pontos
Conheça os melhores vinhos brancos da Argentina
Conheça os grandes vinhos que você deve colecionar para uma adega de respeito
International Wineries for Climate Change ganha novos membros na busca de uma produção sustentável
Titãs do vinho francês criam novo gigante do mercado