Milagre de Baco

Por que vinho faz bem à saúde?

Beber até duas taças por dia significa aumentar a proteção do corpo contra diversas doenças e, assim, garantir alguns anos a mais de vida

por Redação

Estudos científicos realizados ao redor do globo têm demonstrado de forma inequívoca que beber vinho regularmente reduz o risco de morte por doença cardiovascular em 80%. Consumido com moderação, o vinho também diminui significativamente a ameaça de outras doenças, como diabetes, tumores de intestino grosso e excesso de colesterol no sangue. Mas por que isso acontece?

Acredita-se que o segredo para o “milagre” do vinho esteja em uma substância chamada resveratrol, encontrada principalmente nas sementes das uvas vermelhas e, por consequência, no vinho tinto. Ela teria um impacto positivo no corpo humano e contribuiria, principalmente, para a longevidade. De acordo com testes realizados em laboratório, animais que receberam essa substância viveram por mais tempo.

Evidentemente, os benefícios associados ao vinho também passam por hábitos alimentares mais saudável. Estudos mostram que os apreciadores de vinho tendem a adotar uma dieta balanceada e rica em fibras, ingerindo frutas, legumes, azeitonas e produtos lácteos.  

palavras chave

Notícias relacionadas