Vinho - 24.Ago

Preços dos vinhos espanhóis irão subir por causa de colheita menor

por Redação

Com a colheita espanhola desse ano reduzida por causa do tempo, analistas já prevêem um aumento no preço dos vinhos para o próximo ano. No norte do país, geadas atrasaram o brotamento e as condições secas reduziram a quantidade de uvas entre 15 e 20%, comparado ao ano de 2011.

divulgação

Para proteger as vinhas mais atingidas, as autoridades permitiram que a região de Rioja usasse uma técnica de irrigação seletiva - proibida pelo alto desperdício de água -, principalmente em Rioja Baixa, que além do tempo ruim também foi atacada pela aranha vermelha. Ribera Del Duero também está prevendo uma colheita 15% menor do que em 2011, enquanto Navarra calcula queda de 6%.  Valencia é a única área com previsão de crescimento, principalmente nas áreas de vinhos doces de Alicante, onde as uvas amadureceram cedo e mostraram bons níveis de açúcar.

A previsão é de que a colheita seja de alta qualidade, porém, o aumento dos preços pode chegar a quase 50%. Em Castilla- La Mancha, um litro de vinho branco está custando 0.48 euros, quase o dobro dos 0.28 do ano passado. 

palavras chave

Notícias relacionadas