Produtora chinesa lança vinho experimental

Após cinco anos de testes, Grace Vineyard divulga seu rótulo que mistura diferentes tipos de uvas da China

por Redação

Grace Vineyard, China

A Grace Vineyard, primeira produtora de vinhos da China, se prepara para lançar o 2012 vintage, que combina três uvas: Aglianico,  Marselan e Shiraz, com uma produção limitada de 3.000 garrafas.

Judy Chan, presidente da Grace Vineyard, disse que a experiência começou em 2006, impulsionado por sua paixão pela inovação e desejo de descobrir o potencial e adequação de diferentes variedades de uva da China.

“Os vinhos são expressões únicas de castas únicas casadas com os solos específicos e micro-climas das vinhas em que eles são cultivados”, disse ele.

Aglianico, uva comumente associada com clima mais quente no sul da Itália, é produzida na província de Shanxi, no Norte da China. Como o solo de Shanxi é mais arenoso, que o solo da Itália, o sabro da Aglianico fica mais terroso, dando ao vinho da Grace Vineyard um estilo único.

Ningxia (Província no Nordeste da China), com seu clima mais seco foi mais adequado para Shiraz, pois a uva é capaz de se adaptar para render frutos menores, com mais concentração de sabor.

Marselan, um variedade francesa, é um cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache, e é normalmente usada em misturas para a produção de vinhos na Califórnia e Itália. Esta uva, com notas de sabor de cereja, poderia facilmente ter passado despercebida na China, se não fosse a decisão de Grace Vineyard dearrancá-la do anonimato e dar-lhe a oportunidade de desenvolver a sua própria identidade em solos Shanxi.

palavras chave

Notícias relacionadas