Vinho - 25.Ago - Na França

Produtores de Pommard solicitam criação dos primeiros grands crus

por Redação

A forte união de 400 produtores em Pommard em Borgonha irá solicitar à autoridade francesa INAO para promover as denominações de premier cru Rugiens e Epenots a grand cru.

Divulgação
Atualmente em vigor, a classificação de 1936 não classificou os terroirs em Pommard como grand cru. Um dossiê novo, contudo, foi feito com o objetivo de provar que essas duas denominações deveriam ser consideradas grand cru, disse o presidente da união de Pommard, Aubert Lefas, ao site Decanter.com.

Desde abril desse ano, o especialista em geografia e vinicultura Blanche Menesson tem trabalhado com os vinicultores de Pommard em um relatório para mostrar como ambos Rugiens (com pouco menos que 13 hectares) e Epenorts (27 hectares) deveriam ser considerados grand cru, baseado na história, terroir e preço deles.

Uma dificuldade, disse Lefas, são as diferenças entre Rugiens Bas e Rugiens Haut, e entre Grands e Petits-Epenots.

Mas ele está confiante que a solicitação "pode convencer nossos companheiros e o INAO que essas duas áreas podem ser comparadas a Clos Vougeot e Le Corton, por exemplo; ambas são grandes denominações grand cru com terroirs variados".

Lefas explicou que na época da classificação de 1936, os representantes de Pommard estavam mais preocupados com o abuso do termo Pommard, do que provendo certos terroirs grands crus.

"Naquela época, a principal preocupação era os vinhos que era falsamente chamados de Pommard, incluindo espumantes", ele explicou.

O dossiê - o qual será apresentado ao INAO no começo de 2012 - aponta que Jules Lavalle, o autor da primeira classificação de Borgonha no século 19, avaliou ambas propriedades como melhores em Pommard.

"E o seus preços hoje - dos vinhos e lotes da vinícola - refletem a qualidade", disse Lefas. E também destaca as vantagens do solo e do clima em ambas denominações.

Pommard tem 27 premier crus e total da área de vinícolas soma 320 hectares. Após receber o pedido, o INAO irá enviar uma comissão para verificar o que o dossiê alega.

MAIS BORGONHA: Pura autenticidade na Borgonha - Com vinhos Premier Cru e Gran Cru, a Domaine Prieuré Roch esbanja um estilo de vinhos puros e naturais que expressam o terroir da Borgonha e a tipicidade da Pinot Noir

Mais notícias sobre vinhos...

+ Rótulo inova equilibrando herança histórica de vinícola com tons contemporâneos

+ Consumo moderado de vinho diminui riscos de desenvolver Alzheimer, diz estudo

+ Para aumentar chuvas em Mendoza, pesquisadores implementam método de precipitação artificial

+ Menos de 10% dos vinicultores nos EUA são mulheres, diz estudo

+ China lança fundo de investimento em vinho

palavras chave

Notícias relacionadas