Esclarecendo

Quais variedades integram o blend de Bordeaux?

Mundialmente famoso, vinho francês engloba principalmente três tipos de uva

por Redação

Os vinhos de Bordeaux são mundialmente famosos e referência para consumido­res e produtores em todos os cantos do planeta. Com o tempo, o estilo da bebida e as variedades de uva nela encontradas passaram a ser replicadas mundo afora, com muitos criando blends no estilo bordalês. Mas, o que seria isso?

Atualmente, a região de Bordeaux, que englo­ba mais de 120 mil hectares de produção, tem a seguinte divisão em variedades tintas: 65% Merlot, 23% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc e 2% de outras castas, entre elas Petit Verdot, Mal­bec e Carménère. Já entre as brancas a divisão é: 49% Sémillon, 43% Sauvignon Blanc, 6% Musca­delle e 2% de outras cepas, entre elas Colombard, Merlot Blanc, Sauvignon Gris e Ugni Blanc.

Ou seja, quando falamos de blend, ou me­lhor, da mistura de variedades em tintos de Bor­deaux, estamos falando basicamente de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, esta úl­tima costumeiramente em proporções já diminu­tas, além de outras possíveis cepas auxiliares, em quantidades ainda menores.

Cada Châteaux pode escolher livremente a proporção das variedades que usará em cada vi­nho, em cada ano. No entanto, obviamente que os números tendem a não variar muito, pois a ideia é que os vinhos sejam sempre consistentes.

Em termos gerais, produtores das denomina­ções da margem esquerda do rio Gironde, como Médoc, Margaux e Pauillac, por exemplo, ten­dem a usar uma proporção maior de Cabernet Sauvignon em seus vinhos. Já os produtores de denominações situadas na margem direita, como Pomerol e Saint-Émilion, por exemplo, costu­mam utilizar mais Merlot e Cabernet Franc, com o Cabernet Sauvignon sendo menos prevalente.

Mas, como dito anteriormente, cada produtor tem liberdade para selecionar as uvas que usará em seu vinho, pois as regras das denominações não costumam delimitar as proporções das va­riedades. Portanto, quando vir o termo “blend bordalês”, é bastante provável que você encontre uma mescla de Cabernet Sauvignon e Merlot, provavelmente acrescida de outras castas.

palavras chave

Notícias relacionadas