Reis no mercado inglês

Números revelam quais países mais exportam para o Reino Unido, um dos maiores importadores de vinho do mundo

por Redação



Segundo dados publicados conjuntamente pela Vinexpo e pela IWSR, a Austrália é o país que mais exporta vinho ao Reino Unido, em volume. Em 2016, o Reino Unido importou 24,5 milhões de caixas de nove litros de vinhos australianos, o equivalente a quase 300 milhões de garrafas.


Depois, na lista, aparecem os Estados Unidos, que representaram 15,7 milhões de caixas importadas, seguidos de perto pela França em 15 milhões de caixas. Já a Itália exporta 14,7 milhões de caixas de vinho. Na lista das maiores fontes de vinhos para os britânicos estão ainda Espanha, Chile e África do Sul.


O Reino Unido é o segundo maior importador de vinho do mundo, atrás somente da Alemanha. No entanto, os números levantados pela Vinexpo preveem ainda que o consumo cairá entre os britânicos, indo de 118,5 milhões de caixas de nove litros em 2016 para 108 milhões em 2021.

Mas, de acordo com o relatório, isso se deve, em parte, porque os consumidores estão bebendo menos, mas melhor. “O aumento do volume de vinho espumante e uma tendência para os vinhos premium compensará a diminuição geral do valor do vinho”, afirmou Guillaume Deglise, CEO da Vinexpo. Nesse cenário, o Chile é o único país que deverá aumentar suas exportações para o Reino Unido nos próximos anos.

palavras chave

Notícias relacionadas