Vinho - 11. Mai - Premiação

Robert Parker recebe importante prêmio na Espanha

por Redação

Divulgação
Gran Cruz al Mérito Civil, prêmio espanhol que Parker recebeu
Robert Parker, influente crítico de vinhos norte-americano, foi premiado com o Gran Cruz al Mérito Civil na Espanha, por conta da sua contribuição e trabalho de divulgação da "nova cultura do vinho" nas suas publicações.

A cerimônia ocorreu em Madri, na semana passada, e o prêmio foi entregue pela ministra de Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho, Rosa Aguilar.

De acordo com ela, Parker reconhece a tradição espanhola, valorizando-a "por meio do conhecimento da cronologia dos vinhos, sua forma de produção e elaboração, e sua combinação com a gastronomia".

A ministra recordou os principais feitos do crítico ao longo dos 35 anos de sua trajetória profissional dedicada ao mundo do vinho, uma afeição que se iniciou durante suas férias pela Europa em 1967, a qual o levou a iniciar, em 1978, a publicação da revista The Wine Advocate.

Ela também discursou a respeito de Parker como editor, crítico em outras publicações, criador de um portal na Internet - um dos mais visitados por consumidores e intendentes de vinhos - e autor de 15 livros, destacando seu esforço "com uma filosofia de comunicação que permaneceu inalterada, para chegar ao maior público possível mediante um estilo de escrever sensível, compreensivo e independente; assim como uma classificação por pontos dos vinhos perfeitamente acessível e reconhecível".

Segundo Raphael Del Rey, diretor do Observatorio Español del Mercado del Vino (OEMV), o Gran Cruz nunca havia sido entregue a um crítico de vinhos.

Parker disse que achou a experiência "surreal". "Eu escrevo sobre uma bebida prazerosa, não sobre a cura do câncer, e dizer que isso é modéstia seria para abrandar meus sentimentos e sorte".

ESPECIAL: Relembre a entrevista exclusiva de Robert Parker para ADEGA!

Mais notícias sobre vinhos...

+ Conferência na Califórnia debaterá compatibilidade da legislação de rotulagem de vinhos na Europa e nos EUA

Combinação entre vinho e chocolate traz benefícios para o cérebro

Rioja promove seus vinhos em evento nos EUA

Vinícolas na Alemanha são devastadas com pior geada em 30 anos

Estudo sugere que vinho tinto evita perda óssea

palavras chave

Notícias relacionadas