24.Jul - Abaixo de Zero

São Joaquim e Bento Gonçalves amanheceram com temperaturas negativas

por Redação

A cidade de São Joaquim costuma registrar temperaturas abaixo de zero no inverno
Bento Gonçalves (RS) e São Joaquim (SC), duas das mais importantes regiões produtoras de vinho do Brasil, amanheceram com temperaturas negativas nesta sexta-feira. A cidade gaúcha registrou a marca de 2 ˚C negativos nesta madrugada; já o município localizado na serra catarinense acordou sob um frio de 4.5 ˚C abaixo de zero.

Entre as cidades mais frias do Brasil, Bento Gonçalves (RS) e São Joaquim (SC), costumam conviver com temperaturas abaixo de zero durante o inverno, fenômeno que influi no processo de produção dos vinhos da região.

Fator fundamental na produção vitivinícola, o clima modifica o crescimento das parreiras. As uvas necessitam de uma temperatura média de cerca de 9 ˚C durante o ano todo. Para uma colheita de uvas maduras, é preciso ter uma certa "soma" mínima de temperatura, que não pode ficar abaixo de 1000˚C  para as uvas de amadurecimento tardio.

As temperaturas médias da região privilegiam a produção de vinhos, mas o frio extremo pode ser prejudicial. Mesmo assim, São Joaquim, achou uma maneira de utilizar beneficamente as baixas temperaturas, produzindo este ano, a partir de uvas congeladas, pela primeira vez no Brasil, o Vinho do Gelo.

Já Bento Gonçalves, que não produziu ainda o Vinho do Gelo, se destaca com a elaboração de alguns das melhores garrafas brasileiras, destacando-se o seu espumante.    

Confira as notícias sobre vinhos brasileiros...

 +Avaliação Nacional de Vinhos terá mais vinícolas em 2009

+Vinícola lança espumante feito com uvas do Vale do São Francisco
+Vinhos brasileiros brilham em concurso na Hungria
+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

O Melhor Vinho do dia: Para acompanhar o crescimento da economia brasileira!

palavras chave

Notícias relacionadas