O rótulo certo

Sinta-se confortável com a presença de um sommelier

Ele pode ser um grande aliado na escolha do vinho de um jantar se você estiver à vontade e aberto a expor o que deseja e quanto pretende gastar

por Por Maria Bolognese


Falar com um sommelier pode ser intimidador, especialmente quando se trata de ser franco sobre o seu orçamento e sua personalidade. O importante, contudo, é ter claro que este profissional existe para facilitar e tornar mais divertido o processo de  escolha e harmonização dos vinhos. Eles possuem anos de treinamento dedicado e um conhecimento quase sempre enciclopédico.
Uma boa pergunta a se fazer é sobre o rótulo que mais o entusiasma na carta. Este é um dos melhores "quebra-barreiras". Certamente, ele ficará muito entusiasmado em dividir suas percepções e as razões pelas quais o vinho que se tornará pauta da conversa é o seu escolhido. Além disso, você provavelmente será presenteado com uma ótima história.
É claro que cada sommelier tem sua personalidade. Mas o bom sommelier se sentirá estimulado em descobrir o tipo de pessoa que você é, o quão bem você está, e o que você realmente aprecia, e com apenas algumas frases estratégicas em um leve bate-papo saberá o que indicar para deixar sua refeição mais agradável.
Pode acontecer de o sommelier usar referências pessoais para fazer a indicação, o que significa vinhos muitas vezes complexos. Sinta-se à vontade para dizer que o que você deseja é uma garrafa mais amigável e acolhedora, se for esse o caso, ele vai entender.
Do mesmo modo, ainda que pareça desagradável, deixar claro ao sommelier seu orçamento pode ser uma boa estratégia, e você não deve sentir-se desconfortável sob hipótese alguma. 
Acredite, sempre existem vinhos que podem agradá-lo em diferentes faixas de preço.
Se um sommelier não puder encontrar um vinho de alta qualidade com um valor mais baixo, provavelmente a carta em questão não foi muito bem elaborada, ou ao menos, não é muito democrática.
No entanto, se você sentir-se um pouco tímido em determinar valores, aponte alguns vinhos de um determinado preço na lista e o sommelier terá ideia do trajeto que ele deve percorrer.
Ao sair para jantar ou almoçar, tudo o que se busca são momentos de prazer, e a presença de um profissional que tem por essência auxiliá-lo não deve, nem pode, ser um elemento de angústia e desconforto, muito pelo contrário.

palavras chave

Notícias relacionadas