Com gosto do século retrasado

Sommeliers degustam vinhos de 1800 encontrados em castelo tcheco

As 130 garrafas foram escondidas por uma família durante a Segunda Guerra Mundial

por Redação

Nesta semana, autoridades da República Checa disponibilizaram 130 vinhos Chateau D’yquem vintage 1892 para que um grupo de sommeliers degustassem. As garrafas foram encontradas há 31 anos em um castelo na cidade de Becov.

O estoque dos raros e finos vinhos D’yquem pertencia à família Beaufort-Spontin que escondeu a raridade no porão de seu castelo para protegê-las dos soldados saqueadores da Segunda Guerra Mundial.

As preciosidades francesas foram guardadas pela família em 1940 e só foram descobertas em 1985, 45 anos depois. O valor estimado para os Chateau d’yquem é de US$ 31 mil por garrafa.

A coleção permaneceu intacta sob os cuidados do governo checo por três décadas, até esta semana, quando alguns sommeliers foram convidados para degustar as garrafas com o uso de um dispositivo que penetra a rolha com uma agulha e serve o vinho sem que ele entre em contato com o oxigênio do ar.

Um dos profissionais convidados, Andreas Wickhoff, disse que o grupo ficou emocionado e surpreso com a condição dos vinhos, que não tinham sinal algum de oxidação e estavam muito estáveis. 

palavras chave

Notícias relacionadas