Suco de uva x câncer de mama

Segundo estudos, consumo da bebida durante a gestação diminui a chance de desenvolver a doença

por Redação

Uma série de pesquisas desenvolvidas pela biomédica Caroline Dani, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center, dos Estados Unidos, apontou que a ingestão de suco de uva durante a gravidez ajuda a proteger o organismo de seus descendentes quanto ao surgimento de células cancerígenas e alterações celulares que podem levar ao aparecimento do câncer na fase adulta das filhas. Caroline desenvolveu seus estudos inéditos com prole de ratos.

“Observamos que, independente de a filhote consumir ou não o suco de uva, os benefícios da bebida ingerida durante a sua gestação já auxiliariam na prevenção ao câncer de mama. Se a descendente passar a consumir suco regularmente no decorrer da vida, em média 400 ml na fase adulta, esses ganhos aumentariam”, afirma a pesquisadora. Os resultados também demonstram haver uma influência expressiva entre uma dieta rica em lipídios pelas gestantes e o aumento da chance de desenvolver a doença na prole.
“Observamos que o suco de uva é capaz de modular alguns destes parâmetros, reduzindo o risco de câncer de mama nas filhas de mães que consumiram suco de uva na gestação. O consumo moderado previne a multiplicação desordenada e desorientada de células em filhotes de mães com dietas ricas em gordura”, diz.
Segundo a pesquisadora, os estudos comprovaram ainda que a ingestão de suco de uva diminui o peso final das gestantes, bem como o aumento de peso gestacional.
A pesquisa foi apresentada durante o III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, em Bento Gonçalves.

palavras chave

Notícias relacionadas