Vinho - 05.Jan - Uva

Syrah foi a variedade que mais cresceu na Argentina

por Redação

A variedade de uva Syrah foi a que mais cresceu na Argentina entre os anos de 2000 e 2009. O aumento na superfície de plantação chegou a 63,82% em relação a nove anos atrás, de acordo com o Registro de Vinhedos do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INV). Segundo estes dados, 91% das áreas que plantas a variedade estão localizadas em Mendoza e San Juan.

O INV informou que ainda existem dúvidas em relação à origem da variedade, mas o que se pensa atualmente é que a uva é proveniente do Oriente Médio, da zona de Shiraz, antiga cidade Persa. A Syrah foi introduzida na Austrália durante a metade do século XIX e deu ao país reconhecimento pelos vinhos produzidos a partir dela.

Na Argentina, estima-se que a uva chegou no século passado, e especialistas sustentam (apesar de não ser comprovado) que a variedade era conhecida como Balsenina. O auge da Syrah mundialmente se deu da década de 80.

Um informe do INV também assinalou que em 2008 os vinhos varietais da Syrah ocuparam o quarto lugar no volume total exportado pela Argentina. Já os vinhos com blend de Syrah e outra variedade tiveram um aumento de 27% em relação ao ano anterior e 211,7% em comparação a 2004.

Os principais compradores do vinho Syrah são o Reino Unido, os EUA, o Canadá, os Países Baixos, o Brasil e a Dinamarca, Já as exportações a granel tiveram como principais destinos o Canadá, a Suécia e a Alemanha.

Leia mais sobre a Syrah!

palavras chave

Notícias relacionadas