Inteligência artificial

Um robô entre as vinhas

Parceria entre países e universidades europeias apresenta veículo autônomo que promete revolucionar a forma como o produtor se relaciona com os vinhedos

por Por Maria Bolognese

O objetivo do projeto VineRobot é desenhar, desenvolver e colocar no mercado um robô agrícola autônomo capaz de realizar a monitorização integral das vinhas. O primeiro protótipo é um veículo terrestre não tripulado e inteligente, alimentado por baterias e energia solar, que se utiliza de inteligência artificial e GPS para guiar-se por entre as lavouras.

Em um resumo muito simples de seu funcionamento, o VineRobot aciona seus diversos sensores para mapear o nível de produção, crescimento vegetativo, nível de água nas plantas e composição dos cachos. Todas as informações coletadas são encaminhadas em tempo real para o celular, computador ou tablet do viticultor permitindo a maior qualidade e agilidade nos processos de tomada de decisão.
O projeto ainda pretende ir além, criando mecanismos de detecção de doenças fúngicas e bacterianas em seus estágios iniciais. Todo o estudo e desenvolvimento do robô envolve oito parceiros, sendo três universidades e quatro países: França, Alemanha, Itália e Espanha. Com um investimento de dois milhões de euros do sétimo Programa de Investigação, Desenvolvimento e Demonstração da União Europeia, os exemplares ainda não possuem uma data prevista para venda. 


Veja o vídeo com a apresentação do VineRobot

palavras chave

Notícias relacionadas