Uma bodega cinematográfica

Localizada na região vinícola de Napa Valley, na Califórnia, a bodega da Opus One impressiona pela sua grandeza e arquitetura arrojada

por Fernando Roveri

fotos:Bodega Opus One/divulgação
Apesar de ostentar formas arrojadas, a Opus One também se inspira na arquitetura aristocrática francesa

O Estado da Califórnia é conhecido por abrigar um dos berços do cinema ocidental, a famosa Hollywood e seus grandes estúdios, dentro da cosmopolita capital Los Angeles. Além disso, a Califórnia tem algumas das mais belas praias dos Estados Unidos e um clima quente que atrai turistas o ano todo.

Porém, nos últimos anos, a Califórnia tem se diferenciado também por ser um dos grandes produtores de vinho da atualidade. Com o crescimento da procura pelos vinhos americanos, as vinícolas se modernizaram e tornaram-se grandiosas, como a Opus One Winery, localizada em Napa Valley, com uma belíssima construção em estilo cinematográfico.

#R#

fotos:Bodega Opus One/divulgação
O salão de amadurecimento, em formato circular, é o coração da bodega

A construção da bodega foi finalizada em 1991 e demorou aproximadamente sete anos para ficar pronta. Ao ser vista de longe, tem-se a impressão de que o prédio cresce através da terra e é parte do ambiente natural, devido a sua arquitetura arrojada. A idéia do arquiteto responsável pelo prédio, Scott Johnson, era criar uma construção que pudesse fazer parte da natureza do local e, segundo suas próprias palavras, "enterrar" a bodega bem no centro do terreno, envolto por um gramado e com os vinhedos ao redor.

A Opus One tem aproximadamente 80 mil metros quadrados e capacidade para produzir aproximadamente 300 mil garrafas de vinho por ano. É toda feita de pedra calcária de cor clara, conhecida como "Texas Cream", originária da região conhecida pela beleza dos cânions. Como está localizada no alto do terreno, acima dos vinhedos, tem-se a impressão de estar observando um grande palácio natural.

fotos:Bodega Opus One/divulgação
Salão interno: objetos idealizados por Phelippe Antonioz, prestigiado designer parisiense

As formas da bodega também remetem a construções clássicas, inspiradas nas construções coloniais francesas do século XVIII. No entanto, o design tem influências que remetem às construções modernas que tomaram conta da arquitetura americana, principalmente a partir da década de 30, quando houve um grande auge na economia das grandes cidades do país, como Nova York e Los Angeles, as duas maiores cidades dos Estados Unidos. Nesse período, edifícios grandiosos começaram a ser construídos, tanto para instalar grandes empresas como para abrigar o crescimento populacional. Dessa forma, a arquitetura americana passou por transformações radicais. Apesar das formas arrojadas, notadas, sobretudo, nas laterais da construção, a bodega não deixa de lado o requinte europeu, oriundo da aristocracia francesa.

A entrada é constituída por uma grande porta de madeira. Quando o visitante entra no edifício pela porta central, depara-se com um belo pátio de forma arredondada, extremamente agradável e reconfortante. Esse pátio é o "ponto de partida" da construção, pois, a partir daí, é possível visitar toda a bodega. Pelo corredor central, adentra- se a uma sala adornada por belos quadros e tapetes raros, além de objetos de decoração minuciosamente escolhidos. Além disso, os móveis e os moldes dos espelhos são adornados de bronze e foram especialmente confeccionados para a Opus One pelo designer parisiense Philippe Antonioz. O ambiente conta ainda com confortáveis sofás e uma lareira revestida de mármore para os dias mais frios.

fotos:Bodega Opus One/divulgação
Os lustres, nas laterais, perpassam o ambiente com uma luz suave

Ao sair do salão aristocrático, o visitante passa por um corredor interno com uma decoração típica de um grande château francês, com lustres nas laterais que perpassam o ambiente com uma luz suave. Ao final do corredor, chega-se ao salão de armazenamento, onde ficam as barricas de carvalho francês. O local é tomado por um delicioso e suave aroma de madeira. A temperatura fica em torno de 16 graus e as barricas são dispostas lado a lado para não prejudicar o processo de envelhecimento da bebida.

Este salão, em formato circular, está localizado no centro da bodega. O visitante pode observar os carvalhos através de uma grande vidraça que separa os barris de carvalho da sala de degustação, toda revestida de madeira de cor clara e mármore.

A visita a um dos ícones do vinho americano é uma experiência sensorial única, como assistir a um clássico de Hollywood com uma pitada de aristocracia francesa. A reflexão das formas é imediata. Apesar da modernidade da América, as raízes do vinho remontam as tradições européias. E o produto final é a expressão de um Novo Mundo que se rende aos prazeres do Velho Mundo.

palavras chave

Notícias relacionadas