Uma uva, um mundo

por Redação

Nesta edição ADEGA completa sete anos. Nesse tempo junto a você, percorremos o caminho que consolidou ADEGA como a principal referência editorial no País, indo muito além das páginas desta revista que a cada mês ajuda a fortalecer a cultura do vinho entre os brasileiros. ADEGA, no entanto, apenas abriu as portas do mundo do vinho para a Inner Editora, que além desta publicação, edita outras líderes de mercado como AERO Magazine (no setor de aviação) e Revista TÊNIS (esporte), além da DiVino Sabores (gastronomia).

No entanto, o vinho não está somente aqui nessas folhas, mas se ramificou em outros tantos produtos que formam a "família ADEGA". Há dois anos, por exemplo, iniciamos uma sociedade com Patricio Tapia para a publicação da versão brasileira do seu tradicionalíssimo Descorchados, o principal guia de vinhos argentinos e chilenos. Na mesma época, começamos um projeto inovador que logo conquistou o público, o Almanaque do Vinho, uma revista bimestral focada em enófilos que estão iniciando sua jornada nesse mundo encantador. Pouco tempo depois, reconhecendo a crescente qualidade do vinho nacional, lançamos o Guia ADEGA - Vinhos do Brasil, que chega à sua segunda edição - hoje nas bancas - como o mais completo guia de vinhos brasileiros com 78 vinícolas retratadas e 458 rótulos avaliados. Mais recentemente, promovemos a Wine Run, maratona que percorreu os parreirais de Bento Gonçalves.

Por tudo isso e chegando ao sétimo ano de atividades de ADEGA, sentimo-nos muito felizes por poder oferecer a esse público apaixonado tamanha variedade de produtos. Assim como nossos leitores, nossa equipe também é vidrada no assunto, buscando sempre algo singular para mostrar, cumprindo o papel de vanguarda que ADEGA possui.

Sendo assim, para esta edição comemorativa, demo-nos um desafio, compreender uma mais famosas e complexas regiões vitivinícolas do mundo, a Borgonha. Aqui vamos minuciar as diferenças entre cada microrregião para que você possa entender como uma única uva pode se comportar de maneira tão diferente em lugares tão próximos, mas tão distintos.

Entre os destaques deste número, aproveitamos para conversar com duas personalidades do vinho argentino: Alberto Arizu, da Luigi Bosca, e José Alberto Zuccardi, da Zuccardi, que deram uma verdadeira aula sobre a vitivinicultura de nossos vizinhos. Para completar, fizemos também uma harmonização de especialidades da culinária argentina com vinhos locais.

Isso e muito mais você confere a seguir. Mas antes de virar as páginas, um convite: brinde conosco a mais um ano de bons vinhos.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas