Vinícolas do mundo

Bodega Ysios, uma das sete maravilhas do mundo do vinho

Projeto arquitetônico de Santiago Calatrava é a expressão artística do terroir de Rioja

por Redação

A Bodega Ysios na pequena La Guardia, Espanha

Quem visita a cidade espanhola de La Guardia, na província de Toledo, respira história.

O pequeno e tradicional vilarejo, fundado no longínquo 908 (!!!), preserva intactas as construções medievais, desde as muralhas assinadas por Sancho Abarca de Navarra até as imponentes igrejas em estilo gótico, como a de São João Batista.

» Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser

Os turistas têm um motivo a mais para valorizar a cidade. Ela está situada na Rioja Alavesa, região prestigiada para produção de vinhos. A imponência das montanhas rochosas, cobertas por neve, corta o horizonte como uma muralha de pedra. Uma paisagem que arranca suspiros dos cinéfilos que apreciam os faroestes produzidos na Europa.

Além de inspiração para os clássicos do spaghetti-western, o cenário foi escolhido pelo grupo Bodegas y Bebidas para a construção de uma das mais belas vinícolas do mundo, em 1998, com o projeto assinado pelo conceituado arquiteto Santiago Calatrava.

O projeto da vinícola é assinado pelo conceituado arquiteto Santiago Calatrava

Ao longe, o visitante já nota a genialidade arquitetônica da bodega Ysios. O formato da construção lembra os rochedos da região, porém lapidados com precisão pela mão humana.

Durante o dia, a cobertura brilha. À distância, a fachada de madeira se confunde com o solo.

O terreno ao redor é irregular, com desníveis que chegam a dez metros, desde as zonas mais elevadas, ao norte, às mais baixas, no sul. Metade do terreno, de cerca de 72 mil metros quadrados, é ocupado pelas videiras.

O edifício, concebido para se integrar à paisagem, tem pouco mais de 15 mil metros quadrados. A cobertura, em alumínio, é em formato sinuoso para acompanhar o movimento das montanhas ao fundo. A natureza, aliás, se torna aliada em dias ensolarados. A luz do sol, refletida no alumínio, cria um efeito cinético que se contrasta com a paisagem amena das vinhas ao redor da construção.

A cave da Bodega Ysios

No eixo da bodega, bem no meio da fachada, o telhado se avoluma e cria uma espécie de cúpula em meio ao formato sinuoso, destacando a entrada da adega.

Para contrastar com a frieza causada pela cobertura, a fachada da Ysios é revestida por madeira. A fachada sul é coberta por placas de cedro na horizontal. Refletidas nos espelhos d'água de azulejos brancos, assemelham-se a uma fila de tonéis de carvalho.

Já na fachada norte, encontram-se painéis de betão (placas de concreto), enquanto as duas fachadas intermediárias estão revestidas por alumínio canelado. Ao cruzar uma ponte de granito sobre espelhos d'água, o visitante chega ao interior da Ysios.

O formato da construção lembra os rochedos da região

O telhado é composto por uma série de vigas em madeira laminada suportadas pela cornija sinuosa e escadeada das paredes laterais, como uma continuação das fachadas. A sala de amadurecimento abriga quatro mil barricas de carvalho e o salão de armazenamento tem capacidade para guardar até um milhão e 350 mil garrafas. No topo do prédio, há um salão exclusivo para a degustação dos vinhos da casa.

Ao contemplar a paisagem através de um vitral que ilumina o ambiente durante o dia os visitantes têm a certeza de estar em uma das sete maravilhas do mundo do vinho, onde os caprichos da natureza e a habilidade humana se completam.

Quem é Santiago Calatrava

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava é autor de algumas das mais belas construções contemporâneas da Europa.

» Inspirada no Guggenhein Bilbao, a vinícola na Espanha é um espetáculo

Entre as suas obras estão o edifício residencial Turning Torso em Malmö (o mais alto da Suécia), a Ponte de Alamillo, em Sevilha, suspensa por apenas um pilar, e as alterações no Complexo Esportivo de Atenas para a realização dos jogos olímpicos de 2004.

O Metropolitan Museum, de Nova Iorque, já fez uma exposição sobre a obra do arquiteto, que coincidiu com o início de grandes projetos de Calatrava nos Estados Unidos, como o terminal de trens e metrô no novo World Trade Center e um prédio vizinho à Brooklyn Bridge, além dos condomínios Fordham Spire, no centro de Chicago, que estarão no mais alto edifício do país, com 660 metros de altura.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas