Encantos ao sul

Uruguai segue exemplo argentino e investe em enoturismo

A ideia é concentrar a atuação nas províncias do sul, responsáveis por 80% da produção do país

por Por Maria Bolognese

Nos moldes de regiões sul-americanas já consolidadas no segmento, como Mendoza, na Argentina, o Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (INAVI) pretende impulsionar o enoturismo no pais. O foco se concentra nas províncias do sul, como Canelones, Montevidéu, San José e Colônia, de onde provêm 80% da produção uruguaia.
O plano de crescimento e valorização do enoturismo foi baseado em uma série de encontros com proprietários de vinícolas argentinas que tiveram excelentes resultados nos últimos anos. As atividades que serão implantadas como atrativo irão variar entre passeios pelos vinhedos, refeições harmonizadas, cursos, workshops, caminhadas e degustações.
Hoje existem entre 30 e 40 adegas e vinícolas dedicadas ao enoturismo no Uruguai, que além da ampliação de suas atividades, terão o apoio institucional do pais, com o investimento na divulgação internacional do projeto e de sua inserção na rota de enoturismo da América do Sul, ao lado de Argentina, Chile e Brasil.
O governo uruguaio não possui os números exatos do turismo de vinho no país, o que o levou a criar um observatório para coleta dessas informações, que terão seus primeiros dados divulgados no início do primeiro semestre de 2017. Enquanto todo esse movimento acontece, já dá para animar-se com o planejamento de um destino acolhedor e estruturado para apreciar excelente vinhos.

palavras chave

Notícias relacionadas