Centenárias

Vinhas antigas produzem melhores vinhos?

O que acontece com plantas que sobrevivem às intempéries por décadas, chegando a mais de 100 anos de existência em alguns casos

por Por Maria Bolognese

Com o envelhecimento da videira, percebe-se um sistema de raízes e de estrutura do tronco e cordões cada vez mais complexo. Como os anéis em uma árvore, novas camadas de crescimento resultam em vinhas mais sólidas, retorcidas e nodosas. 
Mesmo com uma aparência mais robusta, elas efetivamente geram melhores frutos? As vinhas de Shiraz, plantadas durante a década de 1860, em alguns vinhedos australianos, são um exemplo de videiras pré-filoxera que continuam a produzir frutos intensos, saborosos e equilibrados. Com um sistema de raízes expansivo e madeira substancial, estas vinhas, que se adaptaram ao ambiente por um longo tempo, são em certa medida mais resistentes à seca e condições climáticas extremas.
No entanto, à medida que as vinhas envelhecem, ficam mais propensas a doenças e danos, e a sobrevivência de vinhas velhas releva-se frágil, apesar dos esforços para prolongar a sua vida.
Práticas biodinâmicas e mulching (aplicação de filme plástico na superfície do solo para criar uma barreira física à transferência de calor e vapor de água entre solo e atmosfera) foram introduzidas em algumas propriedades, parcialmente em resposta à perda de vigor das vinhas mais antigas.
Manter velhas vinhas na produção comercial nem sempre faz sentido econômico. Há um ponto em que o manejo da videira torna-se excessivamente caro, algumas vezes, em igual proporção aos lucros, levando à produção ao “zero a zero”. 
A taxa de declínio depende de muitos fatores, incluindo variedade de uva, porta-enxerto, susceptibilidade à doença, práticas do vinhedo e fatores ambientais. Em Bordeaux, as videiras maduras são frequentemente substituídas após 35 anos - considerado por muitos como a vida comercial de uma videira e equivalente a uma geração humana. 
As vinhas velhas não produzem necessariamente a melhor fruta. Uma videira comparativamente jovem, porém, madura (entre 10 e 30 anos) plantada em um local adequado e bem gerido, pode produzir frutas muito requintadas como testemunhado em alguns dos mais famosos terroirs ao redor do mundo.

palavras chave

Notícias relacionadas