Vinho + Conhecimento + Experiência

Conheça os vinhos que associados do Clube ADEGA recebem no mês de novembro

por Redação

Os vinhos deste mês vêm de diferentes continentes e se destacaram tanto pela qualidade quanto pela tipicidade, quando comparados a vinhos de mesmo estilo e preço durante as degustações de ADEGA, merecendo, por isso, boas e ótimas pontuações da equipe de degustação da revista, além de Descorchados e Robert Parker. Vamos a eles!

Grand Gold

• San Marzano, Puglia, Itália (Grand Cru)

• Cellers Baronia del Montsant, Montsant, Espanha (Cantu)

• Sileni Estates, Hawke's Bay, Nova Zelândia (Mistral)

Vinhos da categoria Grand Gold

Tinto italiano San Marzano Talò Primitivo Di Manduria 2013, 100% Primitivo, com estágio de seis meses em barris de carvalho francês e americano, mostra aromas limpos de frutas seguidos de toques a alcatrão. Em boca, é vibrante, com força de taninos, acidez viva, fruta madura e um final a defumado. Apresenta um equilíbrio lá em cima, como buscam amantes do bom Primitivo. "O fim de boca mantém a personalidade da rica fruta, que seca pelos taninos de boa textura", descreve o Publisher da ADEGA, Christian Burgos.

Composto de Garnacha e Cinsault, com estágio de cinco meses em barricas de carvalho, o tinto Cims Del Montsant Garnatxa I Samsó 2010, que recebe 91 pontos do editor de vinhos Eduardo Milan, mostra fruta gostosa e suculenta seguida por notas florais, minerais e de especiarias doces, que se confirmam na boca. Estruturado, carnudo e redondo, tem gostosa acidez, taninos finos e final persistente, com toques salinos e de grafite, que trazem complexidade e finesse, além de uma maior sensação de frescor. Experimente-o na companhia de carne de cordeiro grelhada ou assada. 

Sileni Cellar Selection Pinot Noir 2013 foi elaborado exclusivamente a partir de uvas Pinot Noir, sem passagem por madeira. Cativante e gostoso de beber mostra um lado mais dócil, mas sem comprometer sua tipicidade. Apresenta aromas de morangos e cerejas em profusão, seguidos de notas florais, herbáceas e de especiarias doces, que se confirmam na boca. Redondo e equilibrado, tem acidez refrescante, taninos macios e de  boa textura e final persistente, com toques de framboesas, que convidam a mais um gole. Recebe 90 pontos de Eduardo Milan.

Gold

• Fetzer Vineyards, Califórnia, Estados Unidos (VCT)

• Ken Forrester, Stellenbosch, África do Sul (Inovini)

• Odfjell, Maipo, Chile (World Wine)

Vinhos da categoria Gold

Tinto elaborado a partir de Syrah, Zinfandel, Cabernet Sauvignon e Petit Syrah, com passagem por barricas de carvalho, Fetzer Crimson Red Blend 2010, que recebe 90 pontos de ADEGA, apresenta aromas exuberantes de frutas vermelhas e negras mais maduras, quase em compota, bem como notas florais, tostadas e de especiarias doces. No palato, confirma esse estilo de fruta mais suculenta, é encorpado, redondo, tem taninos de boa textura e final persistente, confirmando o nariz. Pede a companhia de queijos curados ou bife ancho ao ponto. 

O tinto Ken Forrester Petit Cabernet Merlot 2012, composto de Cabernet Sauvignon, Merlot e de outras variedades tintas, sem passagem por madeira, é muito bem feito em seu estilo descompromissado. Mostra amoras e ameixas acompanhadas de notas florais e de especiarias, além de toques de ervas, que se confirmam na boca. Persistente e de boa estrutura, chama atenção pela acidez refrescante e textura macia de seus taninos, que envolvem todo o conjunto e convidam a mais uma taça. "Imagine então se acompanhado de penne ao ragu de ossobuco", sugere Eduardo Milan. Recebe 90 pontos de ADEGA e Robert Parker.

Adepta da agricultura biodinâmica a vinícola chilena Odfjell elabora o tinto Armador Estate Selection Syrah 2011 exclusivamente a partir de uvas Syrah advindas do Maipo, com estágio de 4-5 meses sendo 58% em inox e 42% em barricas usadas. Mostra aromas de ameixas e cassis seguidos de notas florais, defumadas e de especiarias picantes. Potente e encorpado, seus taninos de boa textura e sua gostosa acidez trazem equilíbrio e vivacidade a toda essa untuosidade, tornando-o muito agradável de beber. Não por acaso, recebe 89 pontos do Editor Eduardo Milan e 90 pontos do Guia Descorchados. 

Silver

• Paulo Laureano Vinus, Alentejo, Portugal (Adega Alentejana)

• Finca Angel, Mendoza, Argentina (Viníssimo)

• Villaggio Bassetti, São Joaquim, Brasil

Vinhos da categoria Silver

O tinto português Paulo Laureano Classico 2014 é composto de Aragonês, Alfrocheiro e Trincadeira, sem passagem por madeira. Mostra cativantes aromas de ameixas e cerejas seguidos de sedutoras notas florais, terrosas, de tomilho e de especiarias. No palato, os taninos são macios e de boa textura, tem acidez na medida e final agradável e persistente. Um autêntico alentejano, cheio de fruta, suculento e com bom volume de boca. "Difícil será ficar somente na primeira taça", afirma Milan.

Tinto elaborado exclusivamente a partir de Malbec, com estágio de 50% do vinho em barricas por seis meses, Finca Angel Malbec 2014 recebe 88 pontos de ADEGA. Os aromas de ameixas maduras acompanhados de notas florais, ervas secas e de especiarias doces, além de toques tostados, dominam o nariz. No palato, é frutado e encorpado, tem bom volume, taninos de textura macia e final médio, com toques de chocolate. Versátil, pode acompanhar desde carnes vermelhas mais magras até embutidos ou queijos maduros.

Jovem vinícola familiar de Santa Catarina, que vem mostrando resultados consistentes ano após ano, elabora o tinto Montepioli 2012 a partir de Cabernet Sauvignon e Merlot, com estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês. "Tenha paciência com ele, pois precisa de um pouco de tempo na taça para mostrar toda sua complexidade", afirma Milan. Estruturado e potente, apresenta fruta negra madura, mas bem sustentada por acidez vibrante e taninos de grãos finos e de ótima textura. Tem final persistente e suculento, com toques sedutores e cativantes de alcaçuz. Experimente com paleta de cordeiro ao forno, você não vai se arrepender. 

 Para mais informações sobre os vinhos do mês e sobre o clube, viste o site: www.clubeadega.com.br

palavras chave

Notícias relacionadas