Vinho é prazer

O empresário Ayres da Cunha Marques, presidente da Blue Life, conta como surgiu sua paixão pelos vinhos e indica sua preferências.

por Gabriela Pasqualin

Assim como um bom vinho de guarda - quanto mais amadurecido, melhor - o empresário e médico Ayres da Cunha Marques confessa que a medida que envelhece, os prazeres da vida tornam-se mais restritos: "O vinho abriu um novo mundo para mim. Há algum tempo, a boa cozinha e o vinho tornaram-se mais do que um prazeroso hobby em minha vida", diz Ayres, presidente da Blue Life.


#R#

Sua roda de amigos foi a grande responsável por lhe trazer ao mundo do vinho. "Tenho grandes amigos conhecedores do assunto", revela. Esse foi apenas um incentivo para fazer com que o empresário se tornasse um apaixonado pela cultura. A começar pela lição de casa, com a aquisição de vários livros, e alguns cursos sobre vinho. As viagens vieram na seqüência. "Conheci os melhores vinhos e regiões produtoras do mundo. Fui à Borgonha, Toscana, Napa Valley e também ao Chile, sempre fazendo questão de conhecer os produtores já con-sagrados como o Dom, o De la Romanée Conti - o vinho Romanée Conti é o meu predileto, e também experimentar algumas preciosidades que encontrei", diz.

Com tanta experiência na bagagem, Ayres se diz apaixonado pela região da Borgonha, na qual são produzidos seus vinhos prediletos. Mas ele não dispensa grandes rótulos de outros lugares como o Brunello Riserva Biondi Santi 85, da Itália, harmonizando com uma boa massa. "Essa combinação é uma arte indiscutível", conta ele. Para abrigar as mais de 1.000 garrafas que vem colecionado ao longo dos anos, Ayres dispõe de mais de 5 adegas distribuídas em sua casa na capital paulistana e em suas fazendas no interior do Estado. "Descobri que para armazenar um bom vinho é necessário um pouco de planejamento. Deve-se imaginar a quantidade que pretendemos adquirir, o tipo de vinho, mesclá-los entre de longa guarda e para consumo imediato para então definir qual a adega adequada e o tipo de manutenção que deverá ser dada aos vinhos", finaliza Ayres.

palavras chave

Notícias relacionadas