Vinho - 13.Jul -

Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos

por Redação

Este ano, o vinho Periquita completa 160 anos. Produzido atualmente pela Casa José Maria da Fonseca, o Periquita é considerado o primeiro vinho fino de Portugal. Sua relevância histórica e cultural foi base importante não só para a indústria vitivinícola portuguesa, mas também para muitas outras ao redor do mundo.  

A história do vinho Periquita começou em 1846, na região do Azeitão. O vinicultor José Maria da Fonseca trazia do Ribatejo a casta Castelão para plantar em sua vinícola. Quatro anos depois, nascia o Periquita.

A marca se tornou um fenômeno dentro e fora de terras portuguesas. Com corpo e cores fortes, o vinho era dos mais adequados para resistir a longas viagens. Seu sucesso foi tanto que outros proprietários de vinícolas da região passaram a cultivar a casta trazida por Fonseca.

O Periquita foi também um dos primeiros vinhos engarrafados. Seu criador acreditava que dessa forma impedia falsificações e promovia a imagem de sua vinícola. Desta maneira, a bebida foi a primeira em Portugal a ser engarrafada e rotulada, servindo de exemplo para o mercado.

Até hoje, o vinho de José Maria Fonseca é sucesso em seu país de origem e no mundo. Aos 175 anos, a vinícola que leva o seu nome tem apostado em renovações do Periquita, o que explica o lançamento das suas versões branco, reserva e rosé.

ESPECIAL:Do grão ao Mosto - Dramáticas e concentradas, discretas ou pálidas, as uvas portuguesas são uma ode poética ao espírito da nação

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Dados mostram aumento nas vendas de rosés

+ Associação devinhos alemães comemora 100 anos

+ Franceses abrem as portas de suas vinícolas para visitantes

+ Vinicultores franceses divulgam novos talentos das artes visuais

+ Grandes universidades espanholas oferecem cursos vinícolas durante o verão

palavras chave

Notícias relacionadas