Vinho na telinha

Não é preciso muito para perceber que vinho está cada vez mais inserido na mídia e no gosto dos brasileiros. A bebida vive um momento muito particular no Brasil que, apesar de ainda recente, já é facilmente notado e merece atenção especial, para alegri...

por Tatiana Fraga

Os especialistas em vinho arregaçaram as mangas para, em revistas ou na televisão, transmitirem ao público um pouco do universo que cerca a bebida. Aulas sobre história e sobre a arte de degustá-los já ganham terreno em algumas emissoras e ajudam a difundir conhecimento e prazer.

#R#

Big Box of the ArtCarlos Eduardo Lupo, enófilo há 20 anos, sbaviano, e dono do projeto Sabor Divino, que ficou no ar durante três meses pela TV Comunitária, no início de 2005, garante que o vinho vai ser um grande produto a ser vendido na televisão: "Acredito que a mídia em massa ainda será um meio de divulgação de conhecimento e publicidade do vinho".

O programa Sabor Divino pretendia passar o conhecimento básico para os brasileiros, como história, gastronomia, tradição e dicas sobre como, por exemplo, segurar uma taça, saber comprar uma garrafa ou perceber o prazer de degustar.

Carlos Cabral, fundador da Sbav e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, apoiava o programa, cuja maioria da diretoria participava, que se alternava em blocos e assuntos durante a programação. "O brasileiro ainda se acovarda ao chegar num restaurante e pedir a carta. A idéia do projeto era transmitir conhecimento para acabar com o mito e mostrar que o brasileiro e o Brasil têm muito potencial para o vinho".

fotos: divulgaçãoAlgo mais
Vinho e Algo Mais, com apresentação e pauta de Marcelo Copello, leva o espectador a caminhos apaixonantes e curiosos do vinho, suas histórias e suas lendas. O vinho é o guia para lugares, sensações e novas idéias de vida. Da videira ao cálice, a trajetória da bebida revela seus personagens, mundos e fi losofi a: o vinho como metáfora da própria vida. O programa tem como objetivo desmistifi car, abrir as portas do mundo do vinho ao consumidor comum e desvendar os mistérios que cercam a bebida ancestral. Associado à idéia de sofi sticação e estilo de vida, o programa mostra também dicas de belos lugares, restaurantes, hotéis, esportes e aventura.

A série iniciou sua segunda temporada em maio de 2005, com um programa em Setúbal, Portugal. A primeira temporada foi veiculada na Varig TV, de abril a maio de 2004, com nove programas realizados no Brasil, Itália e Portugal. A Varig TV está presente nos vôos internacionais, atingindo cerca de 150.000 passageiros classes A e B. As rotas de exibição são México, Cancun, Madrid, Amsterdã, Paris, Milão, Frankfurt, Londres, Copenhagen, Miami, Los Angeles, Nova York e Caracas.

Vinho e Algo Mais
www. vinhoealgomais.com.br

fotos: divulgaçãoDicas do Lopes
Lopes, proprietário da Terroir Importadora, a terceira maior do mercado, desde 1995, espalha a cultura do vinho para os brasileiros através da televisão e do rádio. Iniciou o trabalho com Otávio Mesquita e atualmente se apresenta na Rede TV e em ações pontuais na CBI, onde a Terroir anuncia e divulga suas promoções com condições especiais.

Os programas são gravados na loja Terroir, localizada dentro do Espaço Bar de Arts, no Itaim Bibi, para aproveitar a ambientação e exposição dos vinhos no local, que abrange 400 m2. Em períodos fora de promoção, a intenção é informar conhecimento e cultura do mundo dos vinhos, especificando algumas regiões, produtores da Terroir e serviços - como se bebe, se guarda e de que maneira um bom vinho emociona as ocasiões especiais das pessoas.

Vinho à Mesa Rede TV
Domingo
23h30
www.terroirvinhos.com.br

fotos: divulgaçãoSem mistério
A série gastronômica Menu Confiança, do GNT, comandada pelo jornalista e em vinhos Renato Machado e pelo chef francês Claude Troisgos, combina vinhos e alta gastronomia.

No programa, os dois falam de suas experiências e contam histórias curiosas. Em cada programa, Claude e Renato apresentam sugestões de menus e de vinhos. Em busca de interatividade, a dupla aposta num tom de conversa com o telespectador, buscando memórias e contando histórias. Claude traz a tradição de sua família de chefs, seus tempos na Borgonha e as origens dos alimentos nas mesas; enquanto Renato desvenda o universo dos vinhos, com seus produtores, regiões e hábitos.

Menu Confiança
GNT
Domingo
11h30

palavras chave

Notícias relacionadas