Vinho pode prevenir osteoporose

Um composto encontrado no vinho tinto pode prevenir ossos frágeis, aponta estudo recente

por Redação

De acordo com um grupo de cientistas dinamarqueses, o resveratrol, composto orgânico encontrado na pele das uvas vermelhas, pode ser usado para o tratamento da osteoporose, doença que fragiliza os ossos do corpo humano. O estudo, publicado no Diário de Endocrinologia Clínica e Metabolismo da Sociedade de Endocrinologia, teve como foco homens com transtorno metabólico e que apresentavam fatores de risco como a obesidade e baixo grau de inflamação, responsáveis por enfraquecer a composição óssea.

Foram analisados 66 homens no estudo, que receberam diferentes doses do resveratrol. Segundo Marie Juul Ørnstrup, uma das envolvidas no projeto, os resultados se mostraram muito positivos. Em entrevista ela disse: “Em apenas quatro meses de doses altas do resveratrol notamos uma melhora na densidade mineral dos ossos da coluna e de outros pontos do corpo humano”.

Esse é o primeiro estudo feito acerca do potencial do resveratrol no tratamento da osteoporose. Contudo, não é o único benefício já verificado em pesquisas. Foram encontrados no composto indícios de que ele pode contribuir para a prevenção da acne, do Alzheimer, da diabetes e de outros transtornos do organismo. O resveratrol pode ser encontrado nas uvas vermelhas, nas nozes e similares.

palavras chave

Notícias relacionadas