Vinos!

Editorial - Edição 95

por Redação

Até pouco tempo atrás, falar de vinhos espanhóis era basicamente falar de Ribera del Duero e Rioja. Porém, os espanhóis são os vinhos que cresceram mais rapidamente no Brasil nos últimos anos e se tornaram comuns em nossas taças outras tantas regiões como Somontano, Jumilla, Valdeorras, Penedès, Valdepeñas, Yecla, Rueda, Toro etc.

E para que você compreenda e aprecie melhor os estilos dos vinhos e detalhes dessas inúmeras Denominações de Origem espanholas, preparamos um guia prático com as principais regiões e avaliamos alguns rótulos  representativos de cada lugar.

Da Espanha, vamos à Itália. Primeiro, tratamos de uma tradição vêneta, o Amarone. Em uma degustação vertical exclusiva, revelamos os encantos desse vinho singular e também do produtor cujo nome hoje é praticamente sinônimo de Amarone. Depois, descemos à Toscana para contar a história do Tignanello, o rótulo que mudou o panorama de Chianti e abriu as portas da região para os cortes com castas francesas, os Super Toscanos. Indo ainda mais para baixo na “Bota”, chegamos à Campania, mais especificamente à Pompeia, soterrada pelo Vesúvio no primeiro século da nossa era. Analisando afrescos e resquícios arqueológicos, descobriu-se a forte relação dos habitantes dessa cidade “de lazer” romana com o vinho. Hoje, há até quem esteja produzindo algumas garrafas em vinhedos replantados nos lugares exatos em que haviam sido cultivados há quase 2 mil anos.

Da Itália, voltamos para a Península Ibérica, desta vez para Portugal, de onde trazemos a história do ícone Vale Meão, produzido pelos descendentes da tão celebrada Dona Ferreirinha, a grande dama dos vinhos portugueses.

Nesta edição, aproveitamos ainda para tratar sobre café e descobrimos que, assim como ocorre com o vinho, seu sabor é influenciado de muitas formas. Uma delas é a extração. Sendo assim, mostramos as cinco maneiras mais clássicas e como elas influenciam no paladar da bebida.

Aqui também contamos a tocante história da primeira degustação para deficientes visuais ocorrida no Brasil e as lições para que possamos perceber melhor algumas características do vinho.

Por fim, os enófilos vão encontrar mais de 100 vinhos avaliados em nossas páginas. Rótulos que foram selecionados entre os mais de 600 que nossa equipe provou durante todo o mês.

Saúde,

Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas