William Kentridge foi escolhido para elaborar os rótulos do vinho “Il Carisma”

Ornellaia escolheu o artista para estampar a 10 edição de sua coleção

por Redação



A coleção “Vendemmia d’Artista”, de um dos maiores clássicos italianos, o Ornellaia, está alcançando sua 10 edição com a safra 2015. Para esta safra, o artista sulafricano William Kentridge foi escolhido para elaborar os rótulos desse novo vinho, chamado de “Il Carisma”. No ano passado, o convidado para criar a coleção foi o brasileiro Ernesto Neto.

O trabalho de Kentridge centra-se no processo de fabricação de vinho, especialmente a colheita, com várias ferramentas de viticultura e vinificação representadas como pessoas.

“Os ‘secadores’ vêm de uma lembrança da ocasião em que participei de uma vindima toscana, quando passei seis meses em San Casciano, com minha família. Isso me fez entender o trabalho humano envolvido na fabricação do vinho; embora minha memória mais forte seja a do prazer do almoço preparado nas vinhas pela esposa do fazendeiro local. Uma profundidade de sabor feita pela combinação de trabalho e terroir. Os aspectos da vinificação que combinam artesanato manual e processos mecânicos sugeriram a transformação de pessoas em máquinas e de máquinas em trabalhadores”, afirmou o artista.

Nove lotes de garrafas de grande formato, com um Salmanazar, serão leiloados pela Sotheby’s no Victoria & Albert Museum, em Londres, em maio, e o total arrecadado com a venda será dedicado ao museu.

palavras chave

Notícias relacionadas