Wine Run termina com novo recorde

Nível técnico subiu e atletas terminaram a prova com tempos melhores do que nas edições passadas

por Redação

Reginaldo José da Silva

Reginaldo José da Silva

A CAIXA Wine Run chegou à terceira edição quebrando recordes e com melhor nível técnico. A prova disputada na bela manhã de sol deste sábado (5), na Serra Gaúcha, por 1.400 corredores, foi vencida pelo atleta do Cruzeiro Reginaldo José da Silva, que completou os 21 quilômetros entre Garibaldi e Bento Gonçalves em 1h14min18, quase seis minutos a menos do que o campeão do ano passado. O mesmo aconteceu no feminino, quando a tricampeã Ana Gorini da Veiga fechou o percurso em 1h39min22, reduzindo em quase oito minutos seu tempo de 2013.

Entre as duplas femininas a prova foi ainda mais forte. Destaque para a parceria de Goiás, Sul Rosa e Daiane Barros, que venceram em 1h38min57, incríveis 27 minutos a menos do que as campeãs do ano passado. Sul Rosa é tricampeã brasileira juvenile de corrida de montanha e sua parceira é vice-campeã brasileiro no adulto. 

O belo dia de sol e clima ameno, em torno de 20 graus às 9 horas da manhã, colaboraram para que os competidores fizessem uma prova rápida, mesmo tendo de enfrentar vários trechos de subidas íngremes e descidas acentuadas. O campeão da prova Reginaldo da Silva tomou a dianteira no sexto quilômetro e cruzou a linha com 1min16 de vantagem sobre seu companheiro de equipe Mércio Silva Ferreira. 

"A prova é maravilhosa, num lugar tão bonito que a gente chega a ficar emocionado", contou Reginaldo, que está num bom momento. Recentemente o atleta foi bronze na Meia Maratona de Florianópolis e no domingo próximo vai representar o Cruzeiro na abertura do Circuito CAIXA, em Salvador.

Quem também não cabia em si de tanta felicidade era a tricampeã Ana Gorini da Veira, que mostrou novamente não ter adversárias na Serra Gaúcha. Além de baixar 8 minutos no seu tempo, ela cruzou 15 minutos à frente da vice-campeã, Sabrina Bortolotto. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul deu a receita de tanta eficiência. "Desta vez corri sem dor (ano passado estava recuperando-se de uma hernia), acordei muito bem disposta e estou amando mais", referindo-se ao namorado, que estava ao seu lado assim que ela cruzou a linha. Ana correu a prova com o patrocínio pontual da vinícola Rio Sol, mas busca uma parceria fixa. "Quem sabe uma marca não começa a investir em mim", completou. 

Diferenciais da CAIXA Wine Run - Embora tenha atraído atletas da elite nacional nesta edição, a CAIXA Wine Run se diferencia de outras provas em vários outros aspectos. Além de permitir que o participante conheça uma região marcante do País, oferece ao atletas-turistas um mergulho na tradição da Serra Gaúcha, desde as danças e músicas típicas, que abrilhantaram o jantar de massas da noite de sexta-feira, até visitas a algumas das principais vinícolas do País. 

Ana Gorini da Veiga

Ana Gorini da Veiga, tricampeã

A cultura do vinho e do suco de uva predomina na festa da chegada, num campo de futebol no Vale dos Vinhedos, quando o atleta é recepcionado com suco de uva, espumante, massas, queijos, salames caseiros e outros mimos. Tanto que todos ficam no local até quase três horas após o final da prova, comemorando com os amigos e dançando numa grande confraternização. 

"Nunca disputei uma prova com um percurso tão lindo, passando por parreirais, vinícolas em uma região com muita identidade . Além disso, a chegada é uma festa sensacional, com um astral diferente, onde ninguém quer ir embora", resumiu bem a goiana Daiane Barros, campeã entre as duplas e com vários anos de experiência em corridas de montanha. 

Outro dado relevante é o grande contingente feminino. Enquanto a maioria das provas tem cerca de 30% de mulheres, a CAIXA Wine Run tem mais de 50%, com representantes dignas da famosa beleza das gaúchas. Exemplo claro foi o pódio dos trios femininos, com nove corredoras do Estado. As campeãs vieram de Porto Alegre e correm pela Sogipa: a fisioterapeuta Vanessa Salgueiro, a publicitária Debora Dorneles e a administradora Ana Kremer. 

Festa de encerramento

Festa de encerramento

O Rio Grande do Sul, aliás, esteve presente na prova com metade dos competidores, enquanto os outros 700 vêm de 15 Estados do Brasil, de todas as regiões. "A terceira edição mostrou que a prova está consolidada na Serra Gaúcha. Talvez ela possa crescer um pouco mais em número de participantes, embora a logística seja bem complexa, com esquema de ônibus levando os corredores para a largada e os pontos de revezamento", explicou Freddy Carvalho, diretor do evento, que comandou um staff de 140 pessoas e contou com mais de 30 ônibus.

Freddy aproveitou para confirmar a realização da segunda edição da CAIXA Wine Run do Nordeste. Será no dia 7 de setembro, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, na divisa com a Bahia, em pleno Vale do São Francisco, que irriga as videiras da região tornando-as uma das mais produtivas do mundo, com mais de duas safras por ano. E com mais uma novidade: a prova valerá como o Campeonato Brasileiro de Longa Distância.


Resultados

21 km

Masculino:
1.- Reginaldo José da Silva (Cruzeiro) - 1h14min18
2.- Mércio Silva Ferreira (Cruzeiro) - 1h15min34
3.- Cezar Camillo (FlyTour/Naturovos) - 1h20min35

Feminino:
1.- Ana Gorini da Veira (Rio Sol) - 1h39min22
2.- Sabrina Bortolotto - 1h54min32
3.- Ivani Peterle - 1h56min14


Duplas:

Masculinas:
1.- Marcos/Eder (Ascorp) - 1h23min44
2.- Márcio/Vanderlei (Cristorei Mat.Elétricos) - 1h33min00
3.- Wander/Cristiano (Wander Viel) - 1h34min46

Femininas:
1.- Sul Rosa/Daiane (Governo de Goiás/Pura Água/Faculdade Padrão/La Sportiva) - 1h38min57
2.- Solange/Cláudia - 1h46min27
3.- Márcia/Jaqueline (Móveis Raupp) - 1h48min01

Mistas:
1.- Vilson/Juliana (Run4Life) - 1h34min23
2.- Rita/Eduardo (RA Runners/Aerostep) - 1h36min04
3.- Fernanda/Diego (Winners/Adidas/Powerade) - 1h42min30


Trios:

Masculinos: 
1.- Tauro/Cláudio/Joaquim (Tauro Bonorino) - 1h22min55
2- Gustavo/Alexandre/Rodrigo (Cerro Largo) - 1h26min26
3- Felipe/Mateus/José - 1h29min57

Femininos:
1.- Vanessa/Débora/Ana (Sogipa Percorrer) - 1h42min41
2.- Andrea/Vanessa/Neusa (Run4Fun) - 1h56min31
3.- Camila/Kaoanna/Vanessa (Newspace) - 1h56min52

palavras chave

Notícias relacionadas