Espanha é um dos maiores produtores mundiais, com rótulos para todos os gostos
Redação Publicado em 05/11/2024, às 08h30
Recentemente, a Espanha se destacou em um ranking dos melhores vinhedos do mundo, respondendo por mais de 10% do top 100. Embora a premiação não seja um reconhecimento dos vinhos em si, a ADEGA resolveu aproveitar o momento de prestígio para trazer uma lista dos melhores vinhos espanhóis de até R$ 100 – para ningúem colocar defeito, nem o seu bolso.
Com tradição vinícola, o país é um dos maiores produtores mundiais de vinho e tem mais de 130 regiões consideradas DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação de Origem Protegida). Os rótulos podem ser classificados em quatro categorias, de acordo com o grau de envelhecimento: Jóven, Crianza, Reserva e Gran Reserva.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Dentre as principais áreas produtoras estão Jerez, Ribera del Duero e Rioja. A primeira se destaca pelo tradicional vinho fortificado. A segunda, no centro-oeste da Espanha, tem uma produção majoritariamente tinta. Já a terceira fica no norte do país e produz tanto tintos quanto brancos. Nessas duas últimas regiões, a uva predominante é a Tempranillo. Vamos aos destaques?