Restaurantes
Como degustar sua própria garrafa de vinho em um restaurante
Apesar de causar estranheza para alguns apreciadores de vinho, levar uma garrafa de casa para um restaurante não á algo incomum
Levar um garrafa de vinho de casa para o restaurante pode parecer estranho para alguns, mas essa prática não é algo incomum. Muitos restaurantes aceitam que os clientes levem seus próprios vinhos para serem degustados no estabelecimento. Entretanto, a maioria cobra um valor extra por isso. A "taxa de rolha", é cobrada pelo serviço de vinho do restaurante, ou seja, deixar a bebida na temperatura certa e fornecer taças adequadas. A ADEGA, separou oito dicas para você saber como agir ao levar seu vinho para o restaurante.
1 - Primeiramente, informe-se se o restaurante aceita que você leve seu vinho de casa.
2 - Faça reserva e pergunte o valor da taxa de rolha.
Leia mais:
+ A taxa de rolha é necessária?
+ Posso levar um vinho para o restaurante?
+ Como agir ao pedir vinhos em restaurantes?
3 - Tenha certeza de que o vinho que pretende levar não é oferecido na carta do estabelecimento.
4 - Nunca leve um vinho abaixo do valor dos vinhos da carta.
5 - O vinho, a priori, deve ser escolhido para harmonizar com a refeição servida.
6 - Seja discreto ao trazer o vinho. Leve-o embalado em bolsa específica para transporte e entregue-o diretamente ao maître ou sommelier antes mesmo de ir tomar seu lugar à mesa.
7 - Considere a possibilidade de consumir um vinho da carta do restaurante. Por exemplo: um espumante de entrada ou um vinho de sobremesa ao final.
8 - Cobrada taxa de rolha ou não, deixe um valor de gorjeta equivalente ao que seria dado caso tivesse sido consumido um vinho da carta.
Veja também:
+ Confira o guia prático do vinho
Publicado em 1 de Agosto de 2019 às 15:00