Escola do vinho

Alvarinho ou Albariño: o que você precisa saber sobre a uva branca mais famosa da península ibérica

Ela é a casta típica da região do Vinho Verde, em Portugal, e da Galícia, na Espanha


 

Vinhedos da Alvarinho na região portuguesa do Minho

Alvarinho, ou Albariño, é a variedade branca que dá vida a alguns dos mais celebrados vinhos de dois lados da fronteira de Portugal com a Espanha.

Minho, do lado português, e seus Alvarinhos; Galícia, na parte espanhola, e seus Albariños.

E apesar da primeira menção sobre a casta ser somente em 1843, especialistas acreditam que ela é uma variedade muito mais antiga. Isso se deve à sua enorme diversidade morfológica, indicando muitas que gerações da uva já passaram pelos terrois mundo afora. 

Tanto que vinhedos com idade entre 200 e 300 anos na região da Galícia possuem indícios de que ela já era plantada na região bem antes de ser descrita. Outra sugestão dessa verdadeira arqueologia vínica é que possivelmente a casta originalmente seja a Albariño, nascida no lado espanhol da fronteira.

A história mais curiosa envolvendo a Alvarinho é uma grande confusão que ocorreu com ela e a casta francesa – muito cultivada na região de Jura - Savagnin Blanc. Esta última foi confundida com a Albariño na Espanha por muitos anos e o pior, o erro foi exportado! Mudas da “Albariño” foram enviadas para a Austrália e por isso, muito do que hoje é tido como Albariño na Austrália, na verdade é Savagnin Blanc. Que confusão! 

Para conhecer a casta em sua tipicidade máxima o ideal é buscar exemplares das duas denominações de maior prestígio, Rías Baixas, na Espanha, e Vinhos Verdes, onde ela pode dar origens a varietais nas sub-regiões de Monção e Melgaço, em Portugal. 

A Alvarinho ou Albariño, a uva branca ibérica

O vinho da Alvarinho costuma ser com acidez pungente, aromas e sabores que lembram frutas cítricas, além de notas florais e possivelmente alguns toques de mineralidade.

A harmonização pede pratos frescos como saladas, frutos do mar e peixe. Se quiser ousar um pouco experimente o vinho com um lombo assado caprichado no alecrim e limão. 

 Dicas de vinhos? Temos! E se quiser conhecer mais clique aqui para conhecer os melhores Alvarinhos e aqui para os melhores Albariños.

» Mourvèdre: você precisa provar a uva que anda mais falada do que nunca

» Cinsault: a uva dos rosés da Provence também dá origem a tintos amigáveis e muito agradáveis

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Da redação

Publicado em 3 de Julho de 2021 às 10:00


Escola do vinho Alvarinho Albariño Casta Uva Curiosidades História Conheça a Alvarinho