Revista ADEGA
Busca

02.mar - As semelhanças e diferenças entre o vinho

As semelhanças e diferenças entre o vinho e o azeite


Vinho e azeite, dois produtos muito consumidos desde os tempos mais antigos, têm mais do que isso em comum. Ambos são o resultado da fermentação de uma fruta (uvas e azeitonas) e são diretamente influenciados pela sua variedade. Além disso, tanto o vinho quanto o azeite podem ser de cortes (blend) ou de uma única variedade. Existe também uma denominação de origem (DOC) para cada região, que identifica as vantagens, qualidades e estilo.


Outro ponto em comum são as degustações, que tanto para o vinho quanto para o azeite são realizados testes profissionais e amadores. Somado a isso, ao ponto que existe a enologia, disciplina que estuda o desenvolvimento de vinho, há também a que estuda o azeite, a chamada oleologia, termo já utilizado pelo jornal francês Le Figaro.


As diferenças, porém, estão nas degustações e nos quesitos avaliados. Se os vinhos são distinguidos pelas suas cores (vermelho, branco e rosa), os azeites são classificados pelo seu nível de fruta: verde para aqueles com aroma herbáceo, maduro para as azeitonas que foram colhidas com mais tempo e que possuem  aroma floral, e o preto, para as azeitonas que foram armazenados durante um tempo, antes de serem pressionadas em condições de controle rigoroso.

Redação
Publicado em 02/03/2009, às 10h56 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias