Pelo quarto ano o Consorzio Asti DOCG será o espumante oficial do Internazionali BNL d’Italia, o principal torneio de tênis da Itália
por Redação
Pelo quarto ano consecutivo, o Consorzio Asti DOCG será o espumante oficial do Internazionali BNL d’Italia, que ocorre de 29 de abril a 18 de maio, no Foro Italico, em Roma. A parceria reforça a presença dos vinhos do Piemonte no cenário internacional, aliando ao maior torneio de tênis da Itália.
O evento, único ATP Masters 1000 disputado no país em 2025, contará com a participação esperada do tenista Jannik Sinner e deve atrair um público recorde de até 400 mil espectadores, impulsionado pela recente ampliação do complexo esportivo. O Asti Spumante e o Moscato d’Asti marcarão presença nas celebrações, brindes e ativações no Fan Village do torneio.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O Consorzio Asti DOCG também já confirmou sua participação como parceira nas Nitto ATP Finals, em Turim, no fim do ano.
Fundado em 1932, o Consorzio per la Tutela dell’Asti DOCG é uma das instituições mais antigas da Itália dedicadas à proteção de denominações de origem. Com sede no Piemonte, reúne mais de 100 vinícolas e cerca de mil viticultores, promovendo os vinhos da região em ações internacionais, iniciativas de sustentabilidade e controle de qualidade.
LEIA TAMBÉM: Exportações de vinhos portugueses crescem 5,6% em janeiro
Entre os vinhos protegidos estão o Asti Spumante DOCG — espumante doce e aromático, elaborado com uvas Moscato Bianco di Canelli —, o Moscato d’Asti DOCG — levemente frisante e de menor teor alcoólico — e o Asti Secco, versão mais seca criada para atender novos mercados. A área de produção se estende por 52 municípios das províncias de Asti, Cuneo e Alessandria, reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2014.
+lidas
Como um erro mudou a história dos vinhos de colheita tardia
Adegas lendárias e o simbólico Châteauneuf-du-Pape estrelam leilão raro da Christie’s
As características que diferenciam os Champagnes mais vendidos do Brasil
O vinho do Papa: a história por trás do Clos de l’Oratoire des Papes
Corrida contra tarifas faz exportações de vinho italiano crescerem