Vinho - 22.Jul - Bodegas Santalba

Bodega espanhola cria vinho com maior nível de resveratrol do mundo

por Redação

A bodega Santalba, de Rioja, Espanha, concluiu com êxito um projeto para obtenção de resveratrol natural nos vinhos por meio de técnicas de vinicultura ecológica em sua propriedade.

Divulgação
Vinícola da Bodefas Santalba

Santiado Ijalba e sua família, proprietários das Bodegas Santalba, desenvolveram diferentes técnicas de trabalho, que de forma natural provocam uma maior concentração de resveratrol na uva.

Foram necessários três anos de experiências por meio de tratamentos naturais que estimulavam o vinhedo, mediante a situações de estresse induzido - para que ele desenvolva seu máximo potencial antioxidante. A partir desse ano, essas técnicas serão permanentes na propriedade ecológica.

O resultado dessas experiências é um vinho com alto conteúdo de resveratrol natural, com 24,5mg/litro, provado pelo Departamento da Ciência de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, que multiplica por seis os valores desse antioxidante tão benéfico para a saúde, encontrado nos vinhos convencionais. Até o momento, segundo dados de diversas publicações científicas, o índice mais alto de resveratrol era de um vinho húngaro, com 14,3 mg/litro.

Os benefícios que esse tipo de vinho pode proporcionar à saúde são diversos. Ele tem ação antioxidante direta, efeitos anti-inflamatórios e ajuda na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares, entre outros.

Roberto Ijalba, enólogo e diretor comercial da Bodegas Santalba, afirmou que tem "desenvolvido esse projeto com o objetivo de obter um vinho ainda mais saudável, que começaram devido ao nosso interesse em vinicultura ecológica, umas das máximas da Satalba".

Dado o grande interesse mundial por sustentabilidade, a bodega já disponibilizou o vinho no mercado, chamado Santalba ecológico, porém em edição limitada.

MAIS SOBRE RESVERATROL - Vinho tinto pode prevenir perda óssea e muscular causadas por sedentarismo

Mais notícias sobre vinhos...

+ Premiação no Texas encoraja vinicultura sustentável

+ Evento homenageia personalidades que colaboraram com a divulgação dos vinhos de Rioja

+ Incêndio em vinícola francesa prejudica produção de vinho da safra 2010

+ Filme francês se passa em vinícola Premier Grand Cru de Saint Emilion

+ Rótulo de vinho de premiada vinícola é simples, elegante e garantiu um sucesso de vendas

palavras chave

Notícias relacionadas