Mundo Vino

As “buchette del vino” renasceram

Janelas centenárias foram reabertas com a pandemia e viram nova atração em Florença


 

Devido à pandemia, alguns restaurantes na cidade de Florença decidiram reabrir as centenárias “buchette del vino” (janelas de vinho) para atender os clientes. De acordo com a “Wine Windows Association”, a Covid-19 fez com que se revivesse um método de venda de vinho socialmente distanciado visto anteriormente durante surtos de peste bubônica na cidade no século XVII.

LEIA MAIS

» A experiência toscana - como desfrutar a região em poucos dias

» 10 dicas para comer bem em Firenze na Itália

O estudioso Francesco Rondinelli escreveu que as janelas de vinho dos palácios da cidade foram usadas durante a peste entre 1630 e 1633; aparentemente para ajudar a prevenir o contágio. Os produtores “passavam o frasco de vinho pela janela para o cliente, mas não recebiam o pagamento diretamente em suas mãos. Em vez disso, eles passavam um palete de metal para o cliente, que colocava as moedas nele e, em seguida, o vendedor as desinfetava com vinagre”, escreveu Diletta Corsini em um artigo recente no site associação.

Existem mais de 100 janelas no centro de Florença, de acordo com o grupo. No passado, acredita-se que elas eram usadas predominantemente por famílias de nobres vinicultores da região para servir os residentes da cidade – e não apenas em tempos de peste. Matteo Faglia, presidente da Wine Windows Association, disse que as pessoas podiam trazer suas próprias garrafas para encher nas pequenas janelas.

O restaurante Osteria Della Brache é um dos que reviveu a tradição em 2020 e postou uma foto de sua equipe servindo bebida para viagem através de uma das pequenas janelas. Outro restaurante, Babae, também está usando sua janela, mas desde o ano passado.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 17 de Outubro de 2020 às 10:21


Notícias Florença Janela do vinho Buchette del Vino Vinho Itália

Artigo publicado nesta revista