Autoridades alertam para risco à safra de uvas e solicitam recursos emergenciais ao governo dos EUA

por Redação
Os principais estados produtores de uvas dos Estados Unidos podem enfrentar uma nova ameaça fitossanitária. Parlamentares da Califórnia solicitaram ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a liberação imediata de US$ 32,2 milhões para combater a disseminação do inseto conhecido como glassy-winged sharpshooter, vetor da Doença de Pierce, enfermidade capaz de matar videiras.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O pedido foi encaminhado em 18 de junho pelos senadores Alex Padilla e Adam Schiff, com apoio dos deputados Mike Thompson e David Valadao. A solicitação ocorre em um momento considerado crítico para os vinhedos californianos, que estão entrando na fase de maturação das uvas para a safra deste ano.
A preocupação aumentou após autoridades agrícolas identificarem mudas de videira contaminadas distribuídas por uma rede varejista em diversos condados da Califórnia. As plantas infectadas foram rastreadas até um único viveiro e já começaram a ser eliminadas para evitar a propagação da praga.
LEIA TAMBÉM: Controle de fungos em vinhedos avança com solução biodegradável baseada em RNA
Segundo estimativas do Departamento de Agricultura e Alimentação da Califórnia, os prejuízos provocados pelo inseto podem ultrapassar US$ 104 milhões por ano caso o avanço não seja controlado. O risco envolve tanto a produção de uvas para vinho quanto a de uvas de mesa, setores de grande relevância para a agricultura do estado.
Os recursos solicitados seriam destinados a ações emergenciais de rastreamento, monitoramento e instalação de armadilhas, além da manutenção de programas de vigilância pelos próximos três anos. As autoridades também alertam que um processo completo de erradicação poderá exigir até quatro anos de trabalho contínuo.
LEIA TAMBÉM: Spray de cálcio pode proteger uvas da fumaça de incêndios
A Califórnia responde por cerca de 80% da produção de vinhos dos Estados Unidos e abriga algumas das regiões vitivinícolas mais importantes do país. Por isso, o avanço da praga é visto como uma ameaça não apenas para os produtores locais, mas também para a competitividade do vinho americano no mercado internacional.