Enólogo responsável por 15 safras do Syrah cultuado inicia projeto na Paardeberg após reestruturação no grupo Boekenhoutskloof
por Redação
O enólogo Callie Louw, responsável por consolidar o Syrah de Porseleinberg como um dos rótulos mais reconhecidos da África do Sul, deixará a vinícola em agosto para fundar seu próprio projeto.
Desde 2009, quando Marc Kent adquiriu Porseleinberg para cultivar uvas Syrah destinadas ao blend Chocolate Block da Boekenhoutskloof, Louw comandou todas as 15 safras da propriedade. Com a mudança, ele assume uma nova etapa em sua carreira após comprar a fazenda Uitvlugt, nas encostas do Paardeberg, com o apoio de um parceiro financeiro. Os primeiros vinhos estão previstos para 2028.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Segundo a britânica Decanter, a saída de Louw desencadeou uma reestruturação no grupo. Eben Meiring, que atuava ao lado de Gottfried Mocke na Boekenhoutskloof, foi anunciado como seu sucessor em Porseleinberg. Segundo Kent, Meiring conhece bem o terroir por ter trabalhado com as uvas da região e agora assume um papel de liderança.
Mocke ampliará sua atuação, passando a supervisionar todas as operações de vinificação do portfólio, enquanto Ruan van Schalkwyk, ex-Kanonkop, comandará a adega de Franschhoek. Um novo viticultor ainda será nomeado para cuidar dos vinhedos de Swartland anteriormente gerenciados por Louw.
LEIA TAMBÉM: Mudanças climáticas impulsionam crescimento da viticultura na Inglaterra
Kent ressaltou que as mudanças vinham sendo planejadas e elogiou Louw como “um talento notável e grande amigo”.
+lidas
Como a filoxera mudou a história dos vinhos de Sancerre
Roseblood é aposta de Carla Bruni para o futuro do vinho francês
Jazz e Vinho: A harmonia perfeita entre Thelonious Monk e Pinot Noir
Krug lança Grande Cuvée 173ª Edição com 150 vinhos base
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?