A Sardenha é considerada uma das seis “zonas azuis” do mundo, locais que a população é mais longeva
por André De Fraia
As Blue Zones, ou Zonas Azuis, são um termo criado em 2005 em um artigo que tentava explicar locais do mundo onde a população tem a tendência de viver mais. Foram identificados seis locais no mundo que possuem características parecidas e levam seus habitantes a serem mais longevos.
Estas regiões são: Okinawa no Japão, Loma Linda na Califórnia, Península de Nicoya na Costa Rica, Icária na Grécia e a Sardenha na Itália. E aqui é que interessa para os enófilos.
A pesquisa mostrou que entre as características que levam à longevidade está o consumo moderado de vinho, especialmente na ilha italiana. Lá a casta mais cultivada é a Cannonau, também conhecida como Grenache ou Garnacha.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Pesquisas iniciais mostram que o vinho produzido com a Cannonau na Sardenha tem até três vezes mais flavonoides que a média global; esta substância trabalha na regulação da pressão sanguínea e auxilia contra o surgimento de doenças cardíacas, tornando o vinho um dos pilares dos centenários na Sardenha.
Como curiosidade, as características que fazem dessas áreas Zonas Azuis são: ter laços familiares, envolvimento social, não fumar, dieta rica em legumes, consumir menos carne e fazer exercício físico constante e moderado.
Cada uma das Blue Zones possui ainda características secundárias únicas que fazem com que seus habitantes sejam os mais longevos do mundo. Na Sardenha até o brinde é especial, lá, antes de beber o vinho se diz: “A kent’anno – que você viva até os 100”. E eles vivem!