Velho companheiro

Conheça a origem do Champagne no pódio

Há 49 anos, pela primeira vez na história do automobilismo, o piloto Dan Gurney estourou uma garrafa da bebida após uma vitória


O romance entre o Champagne e o pódio começou com o piloto norte-americano Dan Gurney, em 1967, no circuito 24 Hours of Le Man, na França, considerada a etapa mais difícil das corridas automobilísticas, o circuito de Le Man dura 24h.

O pódio de uma vitória como esta só poderia ser comemorado ao lado de uma bebida tão especial como Champagne, e em 9 de junho de 1967, Dan Gurney estourou uma garrafa do nobre francês pela primeira vez na história do automobilismo.

Foto: Flip Schulke

Com seu carro Ford GT40 Mark IV, estacionado ao lado da pista, Gurney ensopou o rosto de seu copiloto, AJ Foyt e do famoso desginer de carros, Carroll Shelby, com sua garrafa jerobão de Möet & Chandon, e assim nasceu a tradição.

O fotografo Flip Schulke, que tirou a foto de Gurney estourando a garrafa no pódio, possuía a garrafa vazia com a assinatura do piloto campeão daquele dia. Atualmente, Gurney é quem está com a garrafa do momento histórico.

Dan Gurney atualmente

Da redação

Publicado em 10 de Junho de 2016 às 13:00


Notícias Champagne Dan Gurney 1967