Mudanças estratégicas

Constellation vende marcas em declínio por US$ 900 milhões

Venda de US$ 900 milhões reforça estratégia da Constellation de fortalecer posição no mercado premium

Imagem Constellation vende marcas em declínio por US$ 900 milhões

por Redação

A Constellation Brands anunciou no dia 9 de abril, a venda de seis marcas de vinho que classifica como pertencentes a um “segmento mainstream em declínio”. A compradora, mais uma vez, é a concorrente norte-americana The Wine Group. O acordo, avaliado em aproximadamente US$ 900 milhões, inclui marcas de grande reconhecimento como Woodbridge, Meiomi e Cook’s.

A operação reforça a estratégia da Constellation de focar em rótulos premium e destilados artesanais, enquanto a The Wine Group amplia sua presença entre marcas consagradas.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

A venda faz parte da estratégia da Constellation de reformular seu portfólio para se concentrar em produtos de maior valor agregado, especialmente com marcas premium de vinho e destilados artesanais. Por sua vez, a The Wine Group vê a aquisição como uma oportunidade para ampliar sua presença nos canais de varejo e no mercado on-trade (bares e restaurantes).

A venda inclui três unidades operacionais e aproximadamente 6.600 hectares de vinhedos — próprios e arrendados — na Califórnia. Em 2021, a Constellation já havia transferido outras marcas, como Cooper & Thief, 7 Moons e The Dreaming Tree, também para a The Wine Group.

LEIA TAMBÉM: União Europeia aposta em vinho sem álcool para atrair novos consumidores

A Constellation aproveitou o anúncio para divulgar seus resultados financeiros do ano fiscal encerrado em fevereiro. A receita líquida cresceu 2%, atingindo US$ 10,21 bilhões, mas o lucro operacional despencou 89%, impactado por reestruturações, levando a um prejuízo líquido de US$ 81 milhões. Ajustado, o lucro líquido foi de US$ 2,51 bilhões, um aumento de 10%.

Para o próximo exercício, a empresa projeta estabilidade nas receitas, com crescimento de até 3% no segmento de cervejas.

palavras chave

Notícias relacionadas