Explore a região de Altos de Pinto Bandeira e conheça os espumantes que estão conquistando o paladar dos amantes de vinho pelo mundo
por Redação
A Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, localizada em uma área de 65 km² no sul do Brasil, é a primeira DO exclusiva para espumantes no hemisfério sul. Reconhecida pela qualidade dos espumantes naturais, a região é delimitada majoritariamente no município de Pinto Bandeira, com vinhedos também em Farroupilha e Bento Gonçalves.
Os espumantes da DO devem ser elaborados pelo método tradicional, com segunda fermentação na garrafa, utilizando uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico cultivadas integralmente na área delimitada.
LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
Entre as exigências da DO, destacam-se o uso de espaldeira no cultivo, um limite de produtividade de 12 toneladas por hectare, e a proibição de colheita mecânica. A prensagem das uvas inteiras e a tomada de espuma com um mínimo de 12 meses também são obrigatórias.
LEIA TAMBÉM: Conheça a lista dos melhores vinhos nacionais e que cabem no orçamento
O selo de qualidade da DO assegura que esses espumantes são únicos, refletindo o terroir de Altos de Pinto Bandeira, com vinhos equilibrados entre acidez e açúcar, aptos para envelhecimento e reconhecidos pela excelência no mercado.
Conheça abaixo os melhores Espumantes da DO Pinto Bandeira recém-degustados pela Revista ADEGA
+lidas
Vinhas Velhas, Novas Casas
Estudo diz que consumo moderado de Jerez pode restaurar artérias danificadas
Melhores vinhos do Mosel, região da Alemanha famosa pelos brancos
PCC domina mercado de vinhos contrabandeados e expande sua influência na América do Sul
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?