Escola do Vinho

Saca-rolhas: o que você precisa saber para abrir o vinho como um profissional


 

 O saca-rolhas de duas fases é o indicado para melhor manuseio no processo

1º passo: O abridor que deve ser utilizado é o saca-rolhas de duas fases. Ele facilitará na hora de abrir exigindo menos força e trará melhor mobilidade. 

 

 

2º passo: Com a faca acoplada ao saca-rolhas (ou outra faca qualquer) retire a cápsula do vinho. Rode a faca ao redor da base da boca da garrafa e tire a parte de cima da cápsula. Muitas pessoas apenas puxam a cápsula para cima, esta técnica, além de não funcionar em todas as garrafas, pode balançar muito o vinho e, dependendo da idade da bebida, deixa-la desequilibrada.

 

 

3º passo: Passe um pano sobre a rolha, para tirar qualquer poeira ou sedimentos. Posicione a ponta da rosca no meio da rolha. Este passo é importante pois se a rosca for posicionada na lateral corre o risco de romper a rolha.

 

 

4º passo: Vá rosqueando o saca-rolhas até que toda a parte torcida esteja dentro da rolha.

 

 

ATENÇÃO: Quanto mais dentro da rolha estiver o saca-rolhas, melhor, pois evita que a rolha se quebre. Porém, evite transpassar a rolha para que sedimentos não caiam dentro do vinho. O nível de segurança em geral é até um pouco antes da última curva da rosca.

5º passo: Apoie o primeiro nível do saca-rolhas na borda do gargalo da garrafa.

 

 

6º passo: Com uma mão segure o apoio do saca-rolhas e com a outra faça força lentamente para cima até que a rolha comece a sair da garrafa.

7º passo: Levante a rolha até que seja possível apoiar o segundo nível do abridor no gargalo da garrafa.

 

 

8º passo: Assim, segure o apoio e faça força com maior cuidado para que o restante da rolha saia, importante que a parte final do processo deve ser feito com muita atenção. Muitas vezes a rolha está com o fundo molhado e um movimento brusco pode jogar vinho em você ou nas pessoas ao redor.

9º passo: Para ajudar a servir sem respingar, use um corta-gotas. Coloque-o na boca da garrafa para evitar que as gotas escorram. 

 

10º passo: Sirva a taça até no máximo o primeiro terço dela, assim sobra espaço para o famoso giro aerando o vinho e para os aromas se concentrarem.

 

 

» Qual é a taça que devo escolher? Há um modelo para cada tipo de vinho

» Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser

» Taça de vinho: quanto de vinho eu devo colocar? E o que mais devo saber para aproveitar melhor a bebida

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Da redação

Publicado em 5 de Maio de 2021 às 13:00


Escola do vinho Saca-rolhas Como abrir vinho Como usar saca-rolhas Guia do vinho Vinho Abridor