Mundovino

DO Penedès faz agressiva mudança e mira se tornar uma das grandes regiões vitivinícolas espanholas

Vinhedos 100% orgânicos até 2025 e se tornar a terceira DOQ estão entre os objetivos da região


DO Penedès faz agressiva mudança e mira se tornar uma das grandes regiões vitivinícolas espanholas

Vinhedo da vinícola Torres em Penedès

“É absolutamente obrigatório neste momento para o futuro da região e para nós”. É assim que o presidente da DO Penedès, Joan Huguet, resume as mudanças que serão feitas na legislação da região.

O roteiro é extenso e o prazo é curto: 2030.

Segundo as novas diretrizes a DO Penedès terá 100% dos seus vinhedos orgânicos certificados até 2025. “Atualmente cerca de 60% dos vinhedos já estão certificados e nossas vinícolas apoiam muito a iniciativa”, diz Huguet.

Será criado também uma classificação de vinho tranquilo produzido exclusivamente com a casta Xarel-lo, a grande estrela da região. Além de ter foco em variedades nativas como a Sumoll e a Moneu. Duas castas quase perdidas que a vinícola Torres, uma das principais da região, trabalhou nos últimos anos para recriar.

DO Penedès faz agressiva mudança e mira se tornar uma das grandes regiões vitivinícolas espanholas

Vinhedos da DO Penedès vão se tornar orgânicos certificados até 2025

Outro trabalho que a DO está fazendo é criar um sistema de classificação único para a região, com os chamados “Mas” – termo relativamente parecido com os “Crus’ na França – será o foco. Ganhando níveis que serão “Vi de Mas” e Gran Vi de Mas” para estabelecer uma ideia próxima aos Premier Crus e Grand Crus.

Para finalizar, Penedès mira se tornar a terceira Denominação de Origem Qualificada – DOC em Rioja e DOQ na Catalunha – da Espanha, se juntando a Rioja e a Priorat e conquistando o nível máximo da classificação espanhola.

Segundo análise de Joan Huguet, com as mudanças a região aumentará a qualidade dos vinhos produzidos por lá, crescendo em sustentabilidade e se tornando uma das vanguardas da viticultura mundial.

» Estudo mostra que os sulfitos não são os vilões da dor de cabeça, aliás, seria exatamente o contrário

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Assine ADEGA

André De Fraia

Publicado em 24 de Novembro de 2021 às 13:00


Mundovino DO Penedès Espanha Regras Atualização Vinhedos orgânicos