Aquisição evita liquidação da GICB e garante a vindima de 2026 no sul da França

por Redação
A tradicional cooperativa Groupement Interproducteurs Collioure Banyuls (GICB), responsável por grande parte da produção das denominações de origem Banyuls e Collioure, no sul da França, passará a ser administrada pelo Domaine Lafage. A aquisição, aprovada pelo Tribunal de Perpignan, evita a liquidação da cooperativa, que enfrenta uma grave crise financeira, e assegura a continuidade das operações durante a vindima de 2026.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A GICB reúne cerca de 500 viticultores, que cultivam aproximadamente 500 hectares de vinhedos em terraços na Côte Vermeille, região conhecida pelos vinhos fortificados de Banyuls e pelos tintos, brancos e rosés de Collioure. Desde março deste ano, a cooperativa estava em processo de reestruturação devido a uma dívida estimada em 20 milhões de euros, consequência da queda nas vendas, dos efeitos prolongados da seca, da redução dos rendimentos nos vinhedos e do aumento dos custos de produção. O valor da negociação não foi divulgado.
Com a conclusão da operação, a estrutura será mantida em funcionamento sob o nome Terrasses Vermeilles. Segundo Jean-Marc Lafage, proprietário do Domaine Lafage, não haverá mudanças significativas antes da próxima colheita. A estratégia inicial prevê um período de avaliação da operação antes da implementação de medidas para fortalecer a atividade. Entre elas estão o pagamento de preços mais elevados pelas uvas, com repasses mais rápidos aos produtores, e a adoção de contratos exclusivos de fornecimento para garantir matéria-prima e oferecer maior estabilidade, especialmente aos viticultores mais jovens.
LEIA TAMBÉM: Roussillon inicia vindima mais cedo de sua história
A aquisição também preserva boa parte da estrutura produtiva da cooperativa. Cerca de 80% dos 135 funcionários deverão permanecer na empresa, enquanto as históricas adegas e marcas tradicionais, como Terres des Templiers e Abbé Rous, continuarão em operação. O Domaine Lafage já possuía experiência na comercialização internacional de vinhos da marca Abbé Rous, o que pode contribuir para ampliar sua presença em novos mercados.
A recuperação da cooperativa representa um passo importante para uma das regiões vitivinícolas mais tradicionais do sul da França. Responsável por cerca de 60% da produção das AOPs Banyuls e Collioure, a GICB desempenha papel estratégico na economia local. O sucesso da nova fase dependerá, principalmente, da capacidade de fortalecer a comercialização dos vinhos, aumentar a utilização da infraestrutura existente e restabelecer a sustentabilidade financeira da operação a longo prazo.