A Universidade da California inicia a venda de vinhos produzidos por estudantes após mudança legal na Califórnia
por Redação
A Universidade da Califórnia, Davis, iniciou a comercialização de vinhos produzidos por seus estudantes, marcando a primeira vez que a instituição disponibiliza ao público rótulos elaborados em seu campus. O lançamento faz parte do projeto Hilgard631, que integra atividades práticas do curso de Viticultura e Enologia da universidade.
Segundo o The Drinks Business a iniciativa foi viabilizada após a promulgação de uma lei estadual em 2021 que autoriza a venda de até 20 mil galões de vinho produzidos pelo departamento universitário a entidades sem fins lucrativos encarregadas da comercialização. Antes da mudança, a legislação californiana impedia a venda dos vinhos feitos em cursos acadêmicos, mesmo para fins educativos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Cerca de 500 galões — o equivalente a aproximadamente 2.500 garrafas de 750 ml — foram engarrafados e estão disponíveis exclusivamente para retirada na Teaching and Research Winery, localizada na Hilgard Road, em homenagem a Eugene Hilgard, fundador da estação experimental agrícola da universidade. A renda obtida será destinada a bolsas de estudo para alunos.
Os vinhos disponíveis incluem exemplares com denominação de origem Oakville AVA, como o Cabernet Sauvignon 2020, o Sauvignon Blanc 2024 e o Cabernet Sauvignon ‘Ambrosia’ 2021. Também foram lançados vinhos produzidos com uvas de Yolo County, como Petite Syrah, Albariño e Chardonnay.
LEIA TAMBÉM: Mais de 100 mil litros de vinho ilegal são destruídos em Portugal
Segundo o professor David Block, idealizador do curso, os vinhos são elaborados por estudantes em processo de formação, o que agrega valor didático à iniciativa. A venda representa um novo componente do currículo, incluindo agora noções de mercado e comercialização no ensino prático de enologia.
+lidas
Por que existem roseiras nos vinhedos? Entenda a função por trás da tradição
Roseblood é aposta de Carla Bruni para o futuro do vinho francês
Krug lança Grande Cuvée 173ª Edição com 150 vinhos base
Brunello di Montalcino: entenda a fama
Jazz e Vinho: A harmonia perfeita entre Thelonious Monk e Pinot Noir