Mundovino

Fogo nas florestas da Califórnia não afeta regiões vinícolas. A preocupação é com a fumaça

Mesmo sem estar na rota do fogo, o prejuízo para os produtores pode ser grande


A fumaça deve atingir regiões vitivinícolas no Oregon e na Califórnia

Apesar de especialistas assegurarem que as regiões vitivinícolas dos Estados unidos não estão na rota do fogo, os prejuízos para o setor podem vir do mesmo jeito.

Isso porquê o segundo maior incêndio da história da Califórnia, afora outros menores, mas ainda de grandes proporções em outros estados, está espalhando uma nuvem de fumaça que deve atingir os vinhedos bem na época da maturação das uvas.

E os problemas que a fumaça traz são imensos.

Primeiro: o solo da região já está extremamente seco devido ao calor, poucas chuvas e o efeito estufa provocado pelos próprios incêndios.

Segundo: a nuvem de fumaça tapa o sol, prejudicando a maturação das uvas bem na época onde as horas de luz direta são extremamente importantes.

A nuvem de fumaça traz inúmeros problemas às uvas e aos vinhos

Terceiro: as partículas que a fumaça leva consigo se depositam no parreiral e não é uma simples lavagem que os tira. Afinal, esses compostos são absorvidos pelas folhas e pelas cascas das uvas, que adquirem um aroma defumado que, fatalmente, passa ao vinho.

De acordo com os produtores, ainda é cedo para saber se o pior cenário (o fogo nos vinhedos) se tornará realidade. Muitos deles, no entanto, já calculam que a safra 2021 vai ser menor que a média histórica, o que é uma péssima notícia para as vinícolas que tentam se recuperar do prejuízo causado no ano passado.

Na ocasião, o fogo atingiu diversos parreirais e causou perdas na ordem de US$ 2 bilhões apenas na Califórnia e no Oregon. 

» A nuvem de fumaça traz inúmeros problemas às uvas e aos vinhos

» Que taça escolher? Há um modelo para cada tipo de vinho

» 10 erros comuns para evitar no mundo do vinho

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 12 de Agosto de 2021 às 18:05


Mundovino Uva Vinho Fumaça Estados Unidos Incêndios Prejuízo