Questão trabalhista

Greve na Engarrafadora Encirc Pode Gerar Escassez de Vinhos no Reino Unido

Trabalhadores da Encirc entram em greve por reajuste salarial; supermercados britânicos podem enfrentar falta de vinhos durante o verão

Paralisação poderá gerar escassez de vinhos engarrafados, em caixas e em bolsas plásticas durante o verão - AI
Paralisação poderá gerar escassez de vinhos engarrafados, em caixas e em bolsas plásticas durante o verão - AI

por Redação

Funcionários da Encirc, uma das maiores engarrafadoras de vinho do Reino Unido, iniciaram uma greve por reajuste salarial, com previsão de impacto significativo no fornecimento de vinhos para supermercados britânicos.

O movimento, organizado pelo sindicato Unite, teve início em 19 de junho e deve prosseguir até 5 de julho, abrangendo mais de 200 trabalhadores do site de Avonmouth, em Bristol.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

De acordo com comunicado do Unite ao portal The Drinks Business, a paralisação poderá gerar escassez de vinhos engarrafados, em caixas e em bolsas plásticas durante o verão britânico.

Os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa de um aumento salarial de 3,2%, condicionado à inflação nos próximos reajustes. O sindicato alega ainda que a Encirc removeu direitos de negociação coletiva ao tentar impor unilateralmente futuras alterações salariais.

LEIA TAMBÉM: Morre Frédéric Panaïotis, chef de cave da Maison Ruinart

Os trabalhadores, que aprovaram massivamente a greve, também impuseram uma proibição de horas extras por 12 semanas. As ações são escalonadas por diferentes setores da empresa para maximizar o impacto.

Em resposta, a Encirc declarou-se “profundamente desapontada” com a paralisação e defendeu que, se aceita, a proposta atual teria elevado os salários da unidade de Bristol em mais de 16% em menos de dois anos — patamar acima da média do setor. A empresa afirmou ainda que busca mitigar os impactos no abastecimento e permanece aberta ao diálogo.

A Encirc é responsável pela produção de mais de três bilhões de garrafas e recipientes por ano e pelo envase de até 400 milhões de litros de bebidas importadas em volume, o que reforça o potencial de desabastecimento nos supermercados britânicos.

palavras chave

Notícias relacionadas